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User Profiling and Knowledge Extraction For Tourism

datacite.subject.fosArquitetura, Sistemas e Redespt_PT
dc.contributor.advisorFigueiredo, Ana Maria Neves de Almeida Baptista
dc.contributor.advisorLuz, Nuno
dc.contributor.authorAlmeida, Diogo Miguel Rodrigues Soares de
dc.date.accessioned2016-04-22T11:31:42Z
dc.date.available2016-04-22T11:31:42Z
dc.date.issued2015-10
dc.date.submitted2015-10
dc.description.abstractO sector do turismo é uma área francamente em crescimento em Portugal e que tem desenvolvido a sua divulgação e estratégia de marketing. Contudo, apenas se prende com indicadores de desempenho e de oferta instalada (número de quartos, hotéis, voos, estadias), deixando os indicadores estatísticos em segundo plano. De acordo com o “ Travel & tourism Competitiveness Report 2013”, do World Economic Forum, classifica Portugal em 72º lugar no que respeita à qualidade e cobertura da informação estatística, disponível para o sector do Turismo. Refira-se que Espanha ocupa o 3º lugar. Uma estratégia de mercado, sem base analítica, que sustente um quadro de orientações específico e objetivo, com relevante conhecimento dos mercados alvo, dificilmente é compreensível ou até mesmo materializável. A implementação de uma estrutura de Business Intelligence que permita a realização de um levantamento e tratamento de dados que possibilite relacionar e sustentar os resultados obtidos no sector do turismo revela-se fundamental e crucial, para que sejam criadas estratégias de mercado. Essas estratégias são realizadas a partir da informação dos turistas que nos visitam, e dos potenciais turistas, para que possam ser cativados no futuro. A análise das características e dos padrões comportamentais dos turistas permite definir perfis distintos e assim detetar as tendências de mercado, de forma a promover a oferta dos produtos e serviços mais adequados. O conhecimento obtido permite, por um lado criar e disponibilizar os produtos mais atrativos para oferecer aos turistas e por outro informá-los, de uma forma direcionada, da existência desses produtos. Assim, a associação de uma recomendação personalizada que, com base no conhecimento de perfis do turista proceda ao aconselhamento dos melhores produtos, revela-se como uma ferramenta essencial na captação e expansão de mercado.pt_PT
dc.description.abstractThe tourism sector is a frankly growth area in Portugal and has developed its outreach and marketing strategy. However, it only relates to performance indicators and installed supplies (number of rooms, hotels, flights, accommodation), leaving statistical indicators in the background. According to "Travel & tourism Competitiveness Report 2013," of the World Economic Forum, ranks Portugal in 72nd place in quality and coverage of statistical information available to the tourism sector. It should be noted that Spain occupies the 3rd place. A market strategy without analytical basis, to sustain a specific and objective framework of guidance, with relevant knowledge of the target markets, is difficult to understand or even achievable. Implementing a Business Intelligence structure that allows the realization of a survey and data processing that enables to relate and sustain the results achieved in tourism, proves to be essential and crucial to create market strategies. These strategies are performed from the information of tourists who visit us, and potential tourists, so they can be captivated in the future. Analysis of characteristics and behavioural patterns of tourists allows a definition of distinct profiles and thus detecting market trends, in order to promote appropriate offering products and services. The knowledge obtained allows, on the one hand, creating and delivering the most attractive products to offer tourists and on the other, to inform them in a targeted manner, the existence of these products. Thus, the combination of a personalized recommendation which is based on the knowledge of the tourist profiles proceed to advice the best products, proves to be an essential attracting tool and in market expansion.pt_PT
dc.identifier.tid201754339
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8141
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectData Miningpt_PT
dc.subjectPOIpt_PT
dc.subjectClusteringpt_PT
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_PT
dc.subjectSimilaridadept_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectRecommender systemspt_PT
dc.subjectSimilaritypt_PT
dc.titleUser Profiling and Knowledge Extraction For Tourismpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt_PT

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