Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento de uma aplicação móvel de apoio à completagem de campo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_FranciscoAzevedo_2019_MEI.pdf7.36 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Uma das apostas mais recentes das organizações, em áreas como, cartografia, medicina, desporto, comércio e jogos, é a realidade aumentada. Esta tecnologia permite facilitar parte dos processos de visualização e representação gráfica de informação, devido à inserção de elementos virtuais num ambiente real. A produção de cartografia em Portugal encontra-se numa fase de transformação, onde são estudadas novas formas de substituir metodologias tradicionais, por técnicas e tecnologias de ponta, de modo a automatizar processos de construção de mapas e diminuir ao máximo os custos gerados. Atualmente, uma das fases da cartografia que apresenta maiores dificuldades e custos é a completagem de campo. Esta fase consiste na verificação dos objetos nas ruas de um local específico, através de “plantas” em papel, caso os objetos não se encontrem nas “plantas”, estas terão de ser alteradas manualmente. Contudo, este suporte físico apresenta inúmeras dificuldades, tais como, a sua extensão, a dificuldade de manipulação de grandes quantidades de dados, a falta de enquadramento no mapa ou erros no posicionamento dos objetos. O presente projeto consiste na realização de uma aplicação móvel com uso de realidade aumentada que projeta cenários tridimensionais e mapas, representativos dos locais de estudo. Além das projeções são também adicionadas funções de edição de cenários (adição e remoção de pontos e linhas e edição de categorias) bem como novas funcionalidades, como a representação de trajetos, filtragens e armazenamento de objetos alterados. Para o efeito, descrever-se-á a metodologia adotada no desenvolvimento de software, onde são identificadas as possíveis soluções para os problemas, os requisitos funcionais e não funcionais da aplicação, o design arquitetural da solução, a implementação dos vários casos de uso e, por fim, os vários tipos de testes. Fatores como a usabilidade, eficiência, adaptabilidade e posicionamento são avaliados na aplicação, a partir de um público-alvo (clientes internos da organização) e um público externo.
One of the most recent bets of organizations, in areas such as cartography, medicine, sport, commerce and games, is the augmented reality. This technology smooths some of the visualization and graphic representation of information, due to the insertion of virtual elements in a real environment. The production of cartography in Portugal is in a phase of transformation, where new ways of replacing traditional methodologies with techniques and cutting-edge technologies are studied, in order to automate mapping processes and minimize the costs generated. Currently, one of the phases of cartography that presents the greatest difficulties and costs is the field completeness. This phase consists of checking the objects on the streets of a specific location through paper "plants", if these objects are not in the "plants", they must be changed manually. However, this physical support presents numerous difficulties, such as its extension, the difficulty of manipulating large amounts of data, the lack of framing on the map or errors in the positioning of objects. The present project consists in the realization of a mobile application with augmented reality that projects three-dimensional scenes and maps, representative of the places of study. In addition to the projections, are also added editing functions (add and remove points and lines and change categories) as well as new functionalities such as path representation, filters and storage of changed objects. To that end, the methodology adopted in software development will be described, where are shown the possible solutions to the problems, functional and non-functional requirements of the application, architectural design of the solution, implementation of the many use cases and, finally, several types of tests. Factors such as usability, efficiency, adaptability and positioning are evaluated in the application, from a public (internal customers of the organization) and an external public.

Description

Keywords

Cartografia Realidade aumentada Aplicação móvel Representação de Cenários Tridimensionais Mapas Cartography Augmented Reality Mobile Application Representation of Tridimensional Scenes Maps

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License