Repository logo
 
Publication

Glamping, recetividade dos campistas da área metropolitana do Porto

dc.contributor.advisorLiberato, Pedro Manuel da Costa
dc.contributor.authorCoelho, José António de Oliveira
dc.date.accessioned2018-01-31T11:24:10Z
dc.date.available2019-02-13T01:30:21Z
dc.date.issued2017-11-24
dc.description.abstractO campismo necessita de um desvio estratégico que assente na inovação e que confira competitividade aos atuais parques de campismo. O glamping surge como um conceito inovador capaz de reunir as vantagens do campismo, anulando as questões negativas que lhe estão tradicionalmente associadas. Este tema é justificado pela tendência crescente constatada em todo o mundo, a qual poderá servir para retirar o campismo da fase de estagnação onde se encontra. O presente estudo pretende colmatar uma significativa ausência de material científico sobre o glamping em Portugal e identificar a importância dos atributos que definem este conceito: Natureza; Alojamento; Gastronomia; Serviço e Experiência. Assim, tendo como foco os parques de campismo inseridos na Área Metropolitana do Porto, procedeu-se à recolha de dados através de um questionário original, permitindo obter uma amostra por conveniência composta por 201 campistas. Testada a validade por análise fatorial, foi assumida uma estrutura unidimensional nos atributos Natureza, Gastronomia e Serviço e uma estrutura bidimensional dos atributos Alojamento e Experiência. Estes dois atributos foram renomeados em “Alojamento_Comodidades”, “Alojamento_Suplementos”, “Experiência_Envolvimento” e “Experiência_Estadia”. Dos atributos analisados, o que recolheu o valor mais alto de importância foi o que aferia as questões relacionadas com a “Natureza”, logo seguido do atributo “Serviço” e “Alojamento_Comodidades”. Este achado confirma a base onde assenta o conceito de glamping. O perfil do utilizador deste conceito foi sugerido através da análise descritiva. As hipóteses aferiram que, no seio dos campistas, não existem diferenças significativas das importâncias atribuídas entre o nível de experimentação e o género, facto que não se confirmou nas questões da idade e das habilitações literárias. Concluiu-se igualmente que a importância atribuída ao serviço aumenta em função do valor disposto a pagar pelo campista, por noite numa unidade de glamping.pt_PT
dc.description.abstractCamping needs a strategic shift based on innovation and that competes with the current campsites. Glamping emerges as an innovative concept, capable of combining the advantages of camping, making up for the negative issues traditionally associated with it. This topic is justified by the growing trend around the world, which may serve to withdraw camping from the stagnation stage where it is. The present study aims to fill a significant lack of scientific material about glamping in Portugal and to identify the importance given to the attributes that define this concept: Nature; Accommodation; Gastronomy; Service and Experience. This way, focusing on the campsites in Porto’s Metropolitan Area, data was collected through an original questionnaire, obtaining a convenient sample of 201 campers. Once the validity was tested by factorial analysis, a one-dimensional structure was assumed in the attributes: Nature, Gastronomy and Service and a two-dimensional structure of the attributes: Accommodation and Experience. These two were renamed as "Accommodation_Amenities", "Accommodation_Accessories", "Experience_Involvement", and "Experience_Stay". Regarding the analysed attributes, the one which collected the highest value of importance was the one related to the questions about "Nature", followed by the attributes "Service" and "Accommodation_Amenities". This finding confirms the basis of the concept of glamping. The profile of the user of this concept was suggested through descriptive analysis. The hypotheses have shown that, among the campers, there are no significant differences between the level of experimentation and gender, which is not true for age and literacy. It was also concluded that the importance attributed to the service increases according to the amount willing to pay by the camper, per night in a glamping unipt_PT
dc.description.sponsorshipVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn201836904
dc.identifier.issn201836904
dc.identifier.other201836904
dc.identifier.tid201836904
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10882
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.uriopenAccessen
dc.subjectGlampingpt_PT
dc.subjectAtributos do glampingpt_PT
dc.subjectCampismopt_PT
dc.subjectÁrea Metropolitana do Portopt_PT
dc.subjectGlampingpt_PT
dc.subjectPorto’s Metropolitan Areapt_PT
dc.subjectGlamping’s attributespt_PT
dc.subjectCampingpt_PT
dc.titleGlamping, recetividade dos campistas da área metropolitana do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
rcaap.embargofctO trabalho servirá de suporte a uma eventual criação do próprio posto de trabalho no apoio a desempregados inscritos no IEFP.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão do Turismo

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
jose_coelho_MGT_2017.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: