Repository logo
 
Publication

Formação para a literacia da informação: perspectivas de diferentes actores

dc.contributor.authorBraga, Inês
dc.date.accessioned2015-12-22T17:31:59Z
dc.date.available2015-12-22T17:31:59Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractPretende-se apresentar uma investigação em curso sobre a formação formal da Literacia da Informação (LI) na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto. Em consonância com o estado da arte, múltiplos actores interagem neste processo formativo complexo e abrangente, em que se destaca a trilogia - estudante, docente e bibliotecário, cabendo aqui dar protagonismo aos estudantes e docentes das licenciaturas da Escola. O objectivo geral deste estudo pretende investigar se a formação superior contribui para aumentar os níveis de LI dos estudantes. Os objectivos específicos são analisar as perspectivas de estudantes e docentes sobre a LI, sobre a formação para a Literacia da Informação (FPLI) na educação formal e sobre estratégias pedagógicas. Destaque para as Tecnologias da Informação e Comunicação ligadas à LI, já que esta inclui a competência digital, associada, por seu turno, a outras competências relacionadas com o reconhecimento, pelos indivíduos, de necessidade informativas, de pesquisa, selecção, avaliação, uso crítico e ético da informação em qualquer suporte. Dentre várias técnicas de recolha de dados aplicadas - análise documental aos planos curriculares das licenciaturas e fichas ECTS, entrevistas semi-dirigidas aplicadas a coordenadores de curso e à Bibliotecária e questionários aplicados a docentes e estudantes - ressaltam dados quantitativos provenientes do tratamento estatístico dos referidos questionários. Enfatizam-se aspectos como o relacionamento dos estudantes com a internet, o modo como estes recuperam e usam a Informação e ainda a visão de docentes e discentes sobre questões relacionadas com a LI e o processo formativo. Deste cruzamento de perspectivas convergentes e divergentes, ressaltam resultados que caracterizam a FPLI e a conclusão de que há efeitos positivos nos estudantes, decorrentes da formação, já que são percepcionadas diferenças em relação aos que ingressam nas licenciaturas e aos finalistas das mesmas.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97244-1-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7230
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedadept_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/lmc/article/viewFile/457/429pt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.titleFormação para a literacia da informação: perspectivas de diferentes actorespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage126pt_PT
oaire.citation.startPage115pt_PT
oaire.citation.titleCongresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania"pt_PT
person.familyNameBraga
person.givenNameInês
person.identifier.ciencia-id7C14-46ED-CD45
person.identifier.orcid0000-0001-5278-9363
person.identifier.scopus-author-id57743078800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_InesBraga_2011_1.pdf
Size:
119.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: