Publication
Formação para a literacia da informação: perspectivas de diferentes actores
dc.contributor.author | Braga, Inês | |
dc.date.accessioned | 2015-12-22T17:31:59Z | |
dc.date.available | 2015-12-22T17:31:59Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Pretende-se apresentar uma investigação em curso sobre a formação formal da Literacia da Informação (LI) na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto. Em consonância com o estado da arte, múltiplos actores interagem neste processo formativo complexo e abrangente, em que se destaca a trilogia - estudante, docente e bibliotecário, cabendo aqui dar protagonismo aos estudantes e docentes das licenciaturas da Escola. O objectivo geral deste estudo pretende investigar se a formação superior contribui para aumentar os níveis de LI dos estudantes. Os objectivos específicos são analisar as perspectivas de estudantes e docentes sobre a LI, sobre a formação para a Literacia da Informação (FPLI) na educação formal e sobre estratégias pedagógicas. Destaque para as Tecnologias da Informação e Comunicação ligadas à LI, já que esta inclui a competência digital, associada, por seu turno, a outras competências relacionadas com o reconhecimento, pelos indivíduos, de necessidade informativas, de pesquisa, selecção, avaliação, uso crítico e ético da informação em qualquer suporte. Dentre várias técnicas de recolha de dados aplicadas - análise documental aos planos curriculares das licenciaturas e fichas ECTS, entrevistas semi-dirigidas aplicadas a coordenadores de curso e à Bibliotecária e questionários aplicados a docentes e estudantes - ressaltam dados quantitativos provenientes do tratamento estatístico dos referidos questionários. Enfatizam-se aspectos como o relacionamento dos estudantes com a internet, o modo como estes recuperam e usam a Informação e ainda a visão de docentes e discentes sobre questões relacionadas com a LI e o processo formativo. Deste cruzamento de perspectivas convergentes e divergentes, ressaltam resultados que caracterizam a FPLI e a conclusão de que há efeitos positivos nos estudantes, decorrentes da formação, já que são percepcionadas diferenças em relação aos que ingressam nas licenciaturas e aos finalistas das mesmas. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-97244-1-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/7230 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/lmc/article/viewFile/457/429 | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Estudantes | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.title | Formação para a literacia da informação: perspectivas de diferentes actores | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 126 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 115 | pt_PT |
oaire.citation.title | Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania" | pt_PT |
person.familyName | Braga | |
person.givenName | Inês | |
person.identifier.ciencia-id | 7C14-46ED-CD45 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5278-9363 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57743078800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2 |