Repository logo
 
Publication

Do ensino à distância ao ensino remoto de emergência: desafios de delimitação conceptual pós-Covid19

dc.contributor.authorCastro Fernandes, Joana
dc.date.accessioned2022-08-16T09:05:13Z
dc.date.available2022-08-16T09:05:13Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNeste artigo, é nosso objetivo apresentar uma breve resenha crítica sobre o conceito de Ensino a Distância (ED) tal como foi definido até à eclosão da Pandemia COVID-19 e confrontá-lo com o conceito de Emergency Remote Teaching (ERT), cunhado por Hodges et al. (2020). Constata-se que as questões de delimitação conceptual no domínio dos paradigmas e modelos de aprendizagem não são um problema recente. Todavia, a necessidade societal de nomeação e de redesenho rápido de modelos improvisados de ensino e aprendizagem levou à divulgação generalizada de terminologia nem sempre precisa. Pretende-se com a nossa reflexão contribuir para uma visão diacrónica demonstrativa de que os conceitos de ED e de ERT apresentam caraterísticas em comum, mas não são equivalentespt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to present a brief critical review of the concept of Distance Education (DE) as it was defined until the outbreak of the COVID-19 and to confront it with the concept of Emergency Remote Teaching (ERT) coined by Hodges et al. (2020). Clearly, issues of conceptual delimitation within the domain of learning paradigms and models are not a recent problem. However, the societal need to name concepts and the rapid and improvised redesign of teaching and learning models has led to the rapid spread of terminology that is not always accurate. Thus, the aim of our reflection is to contribute to a diachronic view, demonstrating that the concepts of DE and ERT have common characteristics but are not equivalent.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2184-710X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20770
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Administração e Contabilidade do Portopt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectEnsino digitalpt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectConceitopt_PT
dc.subjectTermopt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectEmergency remote learningpt_PT
dc.subjectDigital teachingpt_PT
dc.subjectConceptpt_PT
dc.subjectTermpt_PT
dc.titleDo ensino à distância ao ensino remoto de emergência: desafios de delimitação conceptual pós-Covid19pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage234pt_PT
oaire.citation.startPage220pt_PT
oaire.citation.titlePolissemapt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
person.familyNameCastro Fernandes
person.givenNameJoana
person.identifier.ciencia-id3416-E354-FA43
person.identifier.orcid0000-0003-2719-4661
person.identifier.scopus-author-id21833592900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb02a9d7-90dd-4daa-acf4-b25cf829a100
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb02a9d7-90dd-4daa-acf4-b25cf829a100

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9.DO+ENSINO+A+DISTÂNCIA+AO+ENSINO+REMOTO+DE+EMERGÊNCIA.pdf
Size:
250.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: