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Social Media Integration in Video Games GameNshare: A Social Overlay for Desktop Games
datacite.subject.fos | Sistemas Gráficos e Multimedia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Paulo, Filipe de Faria Pacheco | |
dc.contributor.author | Osório, Joana Sofia Sampaio | |
dc.date.accessioned | 2016-05-16T13:50:29Z | |
dc.date.available | 2016-05-16T13:50:29Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | The ever increasing popularity of social media makes it a promising source for the personalization of gameplay experiences. Furthermore, involving social network friends in a game can greatly enrich the satisfaction of the player and also attract potential novel players to a game. This master thesis describes a social overlay designed for desktop games, called GameNshare. It allows players to easily capture and share with multiple social networks game-related screenshots, videos and stories. Additionally, it also provides asynchronous multiplayer game mechanics to directly integrate social network friends in the game. GameNshare was designed to interact with the users in a non-intrusive way allowing them to be in complete control of what is shared. It prevents unsolicited sharing of messages, a key problem in social media integration tools, by the use of built-in message monitoring and anti-spam measures. GameNshare was specially designed for players aged from 18 to 25 years that are regular users of Twitter and Facebook. It was tested by a group of 10 individuals from the target age range that were surveyed to capture their insights on the use of the social overlay. The implemented GameNshare features were well accepted by the testers that were also useful in highlighting features for future development. GameNshare ultimate goal is to make players look and ask for social integration and allow them to take full advantage of their social communities to improve gaming experiences. | pt_PT |
dc.description.abstract | A crescente popularidade dos media sociais torna-os um recurso promissor de personalização das experiências de um jogo. Envolver os amigos das redes sociais num jogo pode não só, enriquecer notoriamente a satisfação do jogador, mas também, atrair potenciais novos jogadores para o jogo. Esta dissertação descreve um software de integração dos media sociais chamado GameNshare, que é destinado a jogos de computador em ambientes de trabalho Windows, Mac OS X ou Linux. Este software permite aos jogadores facilmente capturar e partilhar imagens de ecrã, vídeos e histórias relacionadas com o jogo em diversas redes sociais. Para além disso, o GameNshare também fornece mecanismos multijogador assíncronos que integram diretamente os amigos das redes sociais no jogo. Contrariamente à maioria dos sistemas de integração dos media sociais, o GameNshare foi projetado para interagir com os utilizadores de forma não-intrusiva, permitindo-lhes ter controlo absoluto do que é partilhado. Um dos problemas chave na área de integração dos media sociais é a partilha de mensagens não solicitadas (SPAM). Numa tentativa de ultrapassar este problema o GameNshare oferece mecanismos de monitorização das mensagens partilhadas através do uso deste software e medidas anti-spam para a prevenção de mensagens duplicadas. O GameNshare foi desenhado para jogadores entre os 18 e 25 anos que são utilizadores regulares do Twitter e do Facebook. Como forma de avaliar as necessidades do público-alvo, o GameNshare foi testado por jogadores desta faixa etária. Nestes testes foram avaliadas entre outras questões o funcionamento, confiabilidade, intrusividade e eficiência do protótipo e concluiu-se que, em relação a estes aspetos, a maioria das funcionalidades implementadas pelo GameNshare funcionaram bem. O principal objetivo do GameNshare é fazer com que os jogadores vejam a integração social como forma de melhorar as experiências de jogabilidade. O GameNshare irá permitir aos jogadores tirar o máximo proveito das suas comunidades sociais para melhorar as suas experiências no jogo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201754592 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8209 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.subject | Social media integration | pt_PT |
dc.subject | Desktop games | pt_PT |
dc.subject | Social overlay | pt_PT |
dc.subject | Social networks | pt_PT |
dc.subject | Gameplay experiences | pt_PT |
dc.subject | Integração dos media sociais | pt_PT |
dc.subject | Jogos de computador | pt_PT |
dc.subject | Software de integração dos media sociais | pt_PT |
dc.subject | Redes sociais | pt_PT |
dc.subject | Experiências no jogo | pt_PT |
dc.title | Social Media Integration in Video Games GameNshare: A Social Overlay for Desktop Games | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática | pt_PT |