Repository logo
 
Publication

Matemática na hora do conto

dc.contributor.authorDias, Carolina Isabel de Abreu
dc.contributor.authorPereira, Diana Margarida Rodrigues
dc.contributor.authorSerranheira, Liliana Sofia Nunes
dc.contributor.authorMota, Mariana Patrícia Tavares
dc.contributor.authorLeigo, Sandra Saborano
dc.contributor.authorSarmento, Inês
dc.date.accessioned2015-06-16T10:56:18Z
dc.date.available2015-06-16T10:56:18Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste artigo procura realçar que, através da conexão entre a literatura e a matemática, se podem criar situações em que as crianças abordem conceitos matemáticos de uma forma significativa permitindo que as habilidades matemáticas e as de linguagem se desenvolvam em conjunto. Uma das formas mais significativas de se construir conhecimento matemático é resolver problemas e desafios, tão comuns nos contos infantis. Apresentamos duas situações, que se enquadram nesta perspetiva pedagógica. Em ambas as situações foi usado um conto como ponto de partida para a construção de atividades matemáticas e tendo presente uma visão construtivista do ensino da matemática.por
dc.description.abstractThis article seeks to highlight that, through the connection between literature and mathematics, can create situations where children addressing mathematical concepts in a meaningful way allowing mathematical skills and language develop together. One of the most significant ways to construct mathematical knowledge is to solve problems and challenges, so common in children stories. Here are two situations that fall into this pedagogical perspective. In both cases we used a short story as a starting point for the construction of mathematical activities and bearing a constructivist view of teaching mathematics.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6307
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectChildren’s literaturepor
dc.subjectMathematics educationpor
dc.subjectProblem solvingpor
dc.titleMatemática na hora do contopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage91por
oaire.citation.issue2por
oaire.citation.startPage79por
oaire.citation.titleRevista do Centro de Investigação e Inovação em Educaçãopor
oaire.citation.volume2por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sensos 4 - Matemática na hora do conto.pdf
Size:
328.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: