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Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto

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Abstract(s)

Com todos os desenvolvimentos a nível tecnológico e científico existentes é compreensível que, cada vez mais, se procure uma maneira de encontrar soluções de rentabilização de processos, assim como antever potenciais problemas futuros adjacentes a essa ação. Posto isto, tende-se a evitar uma aposta em algo que não se consegue prever o resultado, em termos de lucro ou objetivo, sem se ter antes um mínimo conhecimento ou certeza que a sua execução é viável e trará benefícios. Como exemplo, a adição de uma nova faixa de rodagem numa rua movimentada no centro de uma cidade, situação em que há alguns anos atrás era impossível de prever-se os seus prós e contras, mas que, hoje em dia, com a ajuda de um programa de simulação é possível antecipar o mencionado ou até cancelar a ideia, por não ir de encontro ao objetivo que se julgava ter inicialmente. Neste tipo de situações, a simulação é uma área muito útil e cada vez mais aplicada nos vários temas a nível global, tendo como apoio um número cada vez maior de programas e aplicações ao dispor do utilizador comum. O objetivo deste trabalho passou por, através do programa Anylogic, obter um sistema de apoio à decisão de uma rede de tráfego urbano automóvel existente num cruzamento de uma área da cidade do Porto – a zona selecionada para o estudo foi a intersecção de Monte dos Burgos na Estrada da Circunvalação. Esta ferramenta permitirá ao utilizador obter diferentes resultados com a alteração de diversos parâmetros, de destacar a velocidade dos agentes, aceleração, número de veículos que circulam na estrada, possibilidade de escolha de rotas a cumprir e tempo dos semáforos, para assim atingir-se o cenário desejado. Por fim, outro aspeto importante de mencionar é a existência de um conjunto de gráficos pertinentes para a análise dos valores obtidos durante o decorrer da simulação.
With all the technological and scientific progress in recent years, it has become necessary to find ways to ensure profitable process solutions and predict potential future problems. That said, companies tend to avoid investing in processes that are unpredictable in terms of their goals and profits, without first having some knowledge or assurance that its execution is feasible and will be beneficial to the company. For instance, a few years ago, it would have been impossible to predict the pros and cons of adding a new road to a busy street in a city center. However, nowadays, with the help of a simulation program, it is possible to anticipate the results and even decide to cancel a project before it even begins, if the simulation is not promising. In this kind of situation, simulations are extremely helpful and are used in a number of different fields and companies globally. Additionally, the number of programs and apps available for the general user has been growing steadily too. The purpose of this thesis, with the help of the Anylogic Program, is to obtain a Decision Support System related to an urban traffic network located in an area of Oporto City. The area picked was the Monte dos Burgos Intersection in Estrada da Circunvalação. This tool allows the user to obtain results by modifying a set of parameters with the purpose of achieving the desired scenario, including the agent’s velocity and acceleration, the number of cars added during the simulation’s time, the possibility to choose different roads and take different routes and the duration of the traffic lights. To conclude, another important aspect highlighted throughout this thesis is the existence of a set of graphics for the analysis of the values obtained during the simulation run process.

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Anylogic Rede Tráfego Urbano Simulação Sistema de Apoio à Decisão Urban Traffic Network Simulation Decision Support System

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