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Utilizando jogos sérios para prever o traço de personalidade confiança em sistemas de recomendação

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Abstract(s)

Personality has proven to be an excellent characteristic for improving recommendations, with its use being a growing trend in Recommendation Systems. However, getting the personality has been a challenge. Complex, time-consuming, tedious questionnaires, false and/or envious answers are the main problems. One possible way to solve these problems is to use Serious Games to implicitly capture personality, while providing a fun experience for users. This project aims to predict the personality trait Confidence, through the development of a short-term Serious Game, using Unity technology, as a proof of concept for the implicit determination of this trait and solving problems associated with personality questionnaires. For this, a simulation was carried out with real participants (n=134). Some correlations were found with Trust, which, however, were not as expected, as well as with other personality traits, such as orderliness, anger and imagination. With this proof of concept, it was concluded that the use of Serious Games is an added value for the implicit acquisition of personality, and that, if improved, it can replace personality questionnaires in measuring this trait. As future work, it is planned that the form of the game can be improved and its integration into the Group Recommendation System prototype.
A personalidade tem-se revelado como uma característica excelente para a melhoria das recomendações, sendo o seu uso uma tendência crescente em Sistemas de Recomendação. No entanto, obter a personalidade tem sido um desafio. Questionários complexos, morosos, tediosos, respostas falsas e/ou enviesadas são os principais problemas. Uma forma possível de resolver estes problemas é a utilização de Jogos Sérios para a captura implícita da personalidade, fornecendo ao mesmo tempo uma experiência divertida aos utilizadores. Este projeto visou efetuar a previsão do traço de personalidade Confiança, através do desenvolvimento de um Jogo Sério de curta duração, utilizando a tecnologia Unity, como prova de conceito para a determinação implícita desse traço e procurar resolver os problemas associados aos questionários de personalidade. Para isso, foi realizada uma simulação com participantes reais (n=134). Foram encontradas algumas correlações com a Confiança, que, no entanto, não foram as esperadas, assim como com outros traços de personalidade, como ordenação, raiva e imaginação. Com esta prova de conceito, concluiu-se que a utilização de Jogos Sérios são uma mais-valia para a aquisição implícita da personalidade, e que, se melhorado, pode substituir os questionários de personalidade na medição deste traço. Como trabalho futuro é discutido de que forma o jogo pode ser melhorado e a integração deste no protótipo de Sistema de Recomendação de Grupos.

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Recommendation Systems Serious Games Trust Prediction Five-Factor Model Sistemas de recomendação Jogos sérios Previsão de confiança

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