Repository logo
 
Publication

Laboratório Remoto VISIR: estudo de caso da integração na plataforma RELLE

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorSilva, Isabela N.
dc.contributor.authorRoque, Gabriela
dc.contributor.authorBilessimo, Simone
dc.contributor.authorSilva, Juarez B.
dc.contributor.authorAlves, João B.
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.contributor.authorAlves, Gustavo
dc.date.accessioned2025-02-27T10:24:13Z
dc.date.available2025-02-27T10:24:13Z
dc.date.issued2018-11
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo de caso sobre a integração do laboratório remoto VISIR na plataforma RELLE (Remote Labs Learning Envirownment – disponível em: http://relle.ufsc.br/). A plataforma foi desenvolvida pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a fim de oferecer um ambiente gratuito para acesso de laboratórios remotos. Laboratórios remotos são recursos educacionais amplamente utilizados no ensino de disciplinas nas áreas de tecnologia e ciências. Se tratam de laboratórios online que, ao contrário de simulações, cujos resultados apresentados são pré-programados, apresentam resultados variáveis para cada experimentação. Ou seja, o usuário de um laboratório remoto terá uma experiência laboratorial real, ainda que seja a distância. A plataforma RELLE possui quatorze laboratórios remotos disponíveis para uso. No período de 09/2018 a 05/2018, os laboratórios remotos do RELLE foram acessados por 21.766 usuários. Os acessos foram provenientes de 1.431 municípios de 121 países. Entre os laboratórios disponíveis para acesso, se encontra o VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), um laboratório remoto para ensino de teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, utilizado amplamente em cursos de engenharia. O Laboratório Remoto VISIR está incluso no contexto do projeto VISIR+ (Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following na Enquiry Based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR), motivado pela implementação de tecnologia na educação, especificamente nos países Brasil e Argentina, tendo como propósito o aumento da qualidade nas metodologias de ensino e aprendizagem aplicadas no ensino superior. Este projeto reúne o uso da reconhecida plataforma de experimentação remota homônima e a longa história de colaboração entre os parceiros do consórcio da Argentina, Áustria, Brasil, Portugal, Espanha e Suécia. A instalação de um sistema VISIR em cada instituição parceira contribuiu para um maior senso de apropriação pelos professores e estudantes locais, facilitando sua adoção dentro dos planos de aula e como uma atividade que contribui para a avaliação quantitativa. Em dezembro de 2016 foi instalado o módulo VISIR no espaço físico do RExLab. Após a instalação, a equipe RExLab contou com treinamento do Instituto de Tecnologia de Blekinge, da Suécia. Ainda em dezembro de 2016, a interface do VISIR foi disponibilizada no RELLE. Em março de 2017, iniciou-se no RExLab, o desenvolvimento de um repositório de práticas referentes a utilização do VISIR como um recurso educativo, apoiando o uso na UFSC e instituições associadas. Após sua instalação, a instância VISIR instalada no espaço físico do RExLab passou por algumas melhorias. Os próximos passos para continuidade das atividades realizadas durante esta ação são o aprimoramento do repositório de práticas, a fim de que este não apenas seja um ambiente para armazenamento de conteúdo, como também uma comunidade de práticas. Esta plataforma terá como objetivo promover um espaço para discussão sobre o uso de experimentação remota entre docentes de disciplinas STEM. Desta forma, será gerada uma disseminação do uso de laboratórios remotos, ferramentas que tem muito a acrescentar no contexto educacional.por
dc.identifier.citationSilva, Isabela; Roque, Gabriela; Bilessimo, Simone; Silva, Juarez; Alves, João Bosco; Alves, Gustavo. Laboratório Remoto VISIR: estudo de caso da integração na plataforma RELLE. Tercer Congreso de la Asociación Argentina de Humanidades Digitales. La Cultura de los Datos. Rosario, Santa Fe, Argentina. 7 al 9 de noviembre de 2018.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29730
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.relation561735-EPP-1-2015-PT-EPPKA2-CBHE-JP
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectVISIR
dc.subjectLaboratórios remotos
dc.subjectRELLE
dc.subjectRemote labs
dc.subjectEngineering education
dc.titleLaboratório Remoto VISIR: estudo de caso da integração na plataforma RELLEpor
dc.typeconference poster not in proceedings
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2018-11-07
oaire.citation.conferencePlaceRosario, Santa Fe, Argentina
oaire.citation.titleTercer Congreso de la Asociación Argentina de Humanidades Digitales. La Cultura de los Datos.
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_ab4af688f83e57aa
person.familyNameAlves
person.givenNameGustavo
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id7006053908
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
P_SI_14.pdf
Size:
524.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: