Repository logo
 
Publication

Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico

dc.contributor.advisorPereira, Maria Teresa Ribeiro
dc.contributor.authorSousa, Francisco Miguel Lemos de
dc.date.accessioned2022-02-01T12:08:05Z
dc.date.available2022-02-01T12:08:05Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNuma época em que o sector dos transportes continua a ser um dos sectores de atividade com maior consumo de energia, este é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa (GEE), provocando elevados níveis de poluição do ar e poluição sonora. Consequentemente podem danificar gravemente a saúde humana e os ecossistemas envolventes, pelo que nós, seres humanos, temos de começar a fazer alguma coisa para mudar o estado atual do nosso meio ambiente. Por isso, os Veículo Elétrico (VE), em particular, são apresentados como ecológicos e amigos do ambiente, dado que durante a sua deslocação não emitem gases nocivos para o ambiente, tendo como objetivo principal desta dissertação, prender-se na análise de qual é o VE mais acessível nos dias de hoje para o uso próprio dele. Para tal comparação, são aplicados o método Analytic Hierarchy Process (AHP) e o método Preference Ranking Organization METHod for Enrichment of Evaluations (PROMETHEE) para se estabelecer um ranking de acordo com o desempenho nos critérios selecionados, devido à existência de software de implementação e facilidade de compreensão. Para a fase de estruturação do problema, a definição de critérios e respetivos pesos foi usado o método AHP e para avaliação das alternativas, dos vários modelos dos VEs, em cada um dos critérios e sua agregação foi usado o método PROMETHEE.pt_PT
dc.description.abstractAt a time when the transport sector continues to be one of the activity sectors with the highest energy consumption, this is one of the main sources of greenhouse gas (GHG), causing high levels of air and noise pollution. As a result, they can severely damage human health and the ecosystems involved, so we humans have to start doing something to change the current state of our environment. Therefore, the Eletric Vehicle (EV), in particular, are provided as ecological and environmentally friendly, since during their displacement they do not emit harmful gases into the environment. The main goal of this dissertation is to analyze which is the most accessible which is the most affordable EV nowadays for his own use. For such comparison, the method AHP and the method PROMETHEE are applied to establish a ranking according to the performance in the selected criteria, due to the existence of implementation software and ease of understanding. For the structuring phase of the problem, the definition of criteria and respective weights was used the AHP method and for the evaluation of the alternatives, the various models of the EVs, in each of the criteria and their aggregation was used the PROMETHEE method.pt_PT
dc.identifier.tid202914747
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19719
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMulticritériopt_PT
dc.subjectAHPpt_PT
dc.subjectPROMETHEEpt_PT
dc.subjectVeículos elétricospt_PT
dc.subjectMulti-criteriapt_PT
dc.subjectElectric vehiclespt_PT
dc.titleMetodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico domésticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Sistemas e Planeamento Industrialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_FranciscoSousa_2021_MEEC.pdf
Size:
6.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission