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Desenvolvimento de experiências para protótipos de equipamentos didáticos no âmbito do tratamento de águas

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Abstract(s)

A escassez de água potável tende a aumentar até 2050 devido à procura do setor industrial e doméstico das economias emergentes, e devido ao aumento da população mundial. Neste contexto, é de extrema importância o tratamento das águas nas Estações de Tratamento de Águas e de Águas Residuais. Estas estações possuem diversos operadores que, de forma autónoma e com base nas normas de segurança, higiene e proteção do ambiente, bem como nos procedimentos técnicos, operam, regulam e fazem a manutenção das mesmas. No âmbito do projeto ARK-CEA-1, esta dissertação teve como principais objetivos colaborar no desenvolvimento de protótipos de equipamentos para o ensino do tratamento da água a estes operadores e desenvolver experiências para serem utilizadas nestes equipamentos. Os protótipos serão comercializados mundialmente e irão ser criados pela GSFAN – Indústria, Unipessoal e Lda. Para que o ensino tenha o caráter mais real possível, será desenvolvida pela GSFAN uma plataforma inovadora e tecnológica de ensino, que permitirá oferecer experiências imersivas e interativas de estudo. Com base em pesquisas bibliográficas foram elaborados manuais teóricos das principais etapas do tratamento físico-químico da água que irão servir para alimentar esta plataforma interativa e como apoio às experiências desenvolvidas. Foram elaboradas experiências de remoção do fósforo e do zinco através da precipitação química, remoção do ferro e do manganês através da oxidação química e o tratamento de um efluente industrial têxtil através dos processos de coagulação-floculação. Com estas experiências os formandos serão capazes, ao fim da formação, de ter aprendido de forma prática o que ocorre nas principais etapas no tratamento da água.
The lack of drinking water tends to increase until 2050 due to the increase in the world population and the demand from the industrial and domestic sectors of emerging economies. In this global context it is extremely important to treat water in water treatment plants. These facilities have operators who autonomously operate, regulate and maintain them, based on technical procedures, safety, hygiene and environmental protection standards. This master thesis was carried out within ARK-CEA-1 project and its main goals were to collaborate in the development of equipment prototypes to teach how water treatment works to these operators and to develop experiments to be used in the prototypes. The prototypes will be sold worldwide and will be created by GSFAN – Indústria, Unipessoal e Lda. It will be developed by GSFAN an innovative and technological teaching platform, which will allow to offer an immersive and interactive study experience. Based on bibliographic research, theoretical manuals of the main stages of the physical-chemical treatment of water were developed and will serve to feed this platform and as a support to the experimental procedures created. Experiments of removal of phosphorus and zinc through the chemical precipitation, removal of iron and manganese through chemical oxidation and treatment of a textile industrial effluent through of coagulation-flocculation processes were elaborated. With these experiments the trainees will be able, at the end of the training, to learn about the main stages of water treatment.

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Plataforma de Ensino Procedimentos Experimentais Protótipos Tratamento da Água Experimental Procedures Prototypes Teaching Platform Water Treatment

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