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Desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2015

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Abstract(s)

Desde alguns anos que a sociedade tem vindo a revelar preocupações relacionadas com a qualidade de produtos e serviços. Aliando a crescente evolução do mercado, a competitividade e as mudanças constantes do ambiente empresarial, tornou-se imprescindível que as organizações procurassem estratégias eficazes para dar resposta as necessidades impostas. O Sistema de Gestão da Qualidade fornece uma ferramenta útil às organizações, permite que identifiquem, organizem e controlem os seus processos. É possível, através de um conjunto de procedimentos alcançar o bom funcionamento dos processos e assegurar que os mesmos são executados e verificados da forma mais completa. A norma NP EN ISO 9001:2015, é a referência na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade que evidencia a capacidade de uma organização fornecer produtos e serviços de acordo com os requisitos dos clientes e das partes interessadas, e ainda demonstrar o seu objetivo e interesse em melhorar o nível de satisfação dos clientes. Desta forma, esta dissertação apresenta o trabalho desenvolvido na implementação de umSistema de Gestão da Qualidade, baseado na norma NP EN ISO 9001:2015, na organização IncBio, com nome fiscal Incalculável Lda. A Gerência optou por não avançar com a certificação, apenas desenvolver e implementar internamente o SGQ, de forma a facilitar nos processos internos e que tudo estivesse mais organizado e simplificado. No decurso da execução do projeto, foi realizada uma auditoria de diagnóstico para avaliar o ponto de situação da organização. Desta auditoria conclui-se que a organização não disponha de qualquer procedimento ou documentação e dai partiu-se do zero para a implementação do SGQ. Desta forma, durante o processo de implementação foram implementadas medidas no sentido de que o SGQ cumprisse os requisitos da norma em estudo.
For some years now, society has revealed concerns related to the quality of products and services. Combining the growing evolution of the market, competitiveness, and constant changes in the business environment, it became essential for organizations to seek effective strategies to meet the imposed needs. The Quality Management System provides organizations with a useful tool, allows them to identify, organize and control their processes. It is possible, through a set of procedures, to achieve the proper functioning of the processes and to ensure that they are executed and verified in the most complete way. The standard NP EN ISO 9001: 2015, is the reference in the implementation of a Quality Management System that highlights the ability of an organization to provide products and services according to the requirements of customers and stakeholders, and still demonstrate its objective and interest in improving the level of customer satisfaction. In this way, this dissertation presents the work developed in the implementation of a Quality Management System, based on the standard NP EN ISO 9001: 2015, in the organization IncBio, with the tax identification Incalculável Lda. The Management chose not to proceed with the certification, only develop and implement the QMS internally, to facilitate internal processes and make everything more organized and simplified. During the execution of the project, a diagnostic audit was carried out to assess the status of the organization. From this audit, it is concluded that the organization does not have any procedure or documentation and, therefore, started from scratch to implement the QMS. In this way, during the implementation process, procedures were implemented to ensure that the QMS comply with the requirements of the standard under study.

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Keywords

ISO 9001:2015 Sistema de Gestão da Qualidade Quality Management System

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