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O impacto das aplicações digitais de saúde mental: principais características e envolvimento do utilizador

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Abstract(s)

Dado o impacto global dos transtornos mentais, como o Transtorno Depressivo Maior, torna-se essencial investir em soluções Digital Mental Health (DMH) para a autogestão da saúde mental. No âmbito do projeto RM4Health, foi implementada e avaliada uma plataforma de autogestão em saúde mental, com base na revisão de 205 aplicações, focada em Gestão Comportamental, Persuasive Systems Design, Behavioral Economics e Segurança e Privacidade. O estudo identificou recursos fundamentais e áreas de melhoria para desenvolvimento de soluções mais envolventes, eficazes e seguras. Aplicado durante duas semanas a indivíduos com diagnóstico de Depressão, Ansiedade ou com interesse em bem-estar, os participantes registaram e acompanharam a evolução do seu estado mental e físico diariamente, recebendo recomendações e informações sobre gestão emocional e práticas de estilo de vida saudável. Uma triagem inicial e final (PHQ-9 e GAD-7), além do System Usability Scale e um questionário personalizado, foram considerados. O estudo trabalhou a incorporação de recursos de Inteligência Artificial, Gamificação e Smart Coach para melhorar a adesão e eficácia das intervenções. Os resultados forneceram contributos valiosos para orientar futuras pesquisas e avanços em DMH, demonstrando a eficácia de uma solução envolvente que se adequa às necessidades fundamentais e limitantes da autogestão de saúde mental atual.
Given the global impact of mental disorders, such as Major Depressive Disorder, it is essential to invest in Digital Mental Health (DMH) solutions for self-management of mental health. As part of the RM4Health project, a mental health self-management platform was implemented and evaluated, based on the review of 205 applications, focused on Behavioral Management, Persuasive Systems Design, Behavioral Economics and Security and Privacy. The study identified key features and areas for improvement to develop more engaging, effective and safe solutions. Applied for two weeks to individuals diagnosed with Depression, Anxiety or interested in wellbeing, participants recorded and monitored the evolution of their mental and physical state daily, receiving recommendations and information on emotional management and healthy lifestyle practices. An initial and final screening (PHQ-9 and GAD-7), in addition to the System Usability Scale and a personalized questionnaire, were considered. The study worked on the incorporation of Artificial Intelligence, Gamification and Smart Coach resources to improve adherence and effectiveness of interventions. The results provided valuable input to guide future research and advancements in DMH, demonstrating the effectiveness of an engaging solution that fits the fundamental and limiting needs of current mental health self-management.

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Financiado

Keywords

Artificial intelligence Digital mental health Gamification Major depressive disorder Mental disorder System usability scale Gamificação Inteligência artificial Transtorno depressivo maior System usability scale Transtornos mentais

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