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Impacto dos veículos eléctricos na rede de distribuição
dc.contributor.advisor | Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão Pinto | |
dc.contributor.author | Sousa, Ezequiel Joaquim Couto de | |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T12:30:39Z | |
dc.date.available | 2021-01-28T12:30:39Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Tem sido notório o crescimento dos veículos eléctricos em Portugal. Esse crescimento poderá ser ainda maior nos próximos anos, devido à necessidade e ao comprometimento do nosso país em reduzir as emissões com gases de efeito de estufa. Desse modo, a realização deste estudo visa fazer uma análise ao impacto que, o carregamento de veículos eléctricos, terá na rede de baixa tensão, quer ao nível da potência instalada, quer ao nível das quedas de tensão provocadas, na rede. Para levar a cabo este estudo, é necessário ter conhecimento do cadastro da rede de baixa tensão, e da quantidade de veículos eléctricos a existir no futuro. De modo à análise poder ser mais especifica, apenas serão considerados vinte concelhos, e um período de dez anos, ou seja, de 2020 a 2030. Neste estudo foram criados cenários com diferentes previsões do parque automóvel de veículos eléctricos, de modo a verificar o impacto que originará na potência instalada, quer no período diário de maior consumo de energia, quer no período diário de menor consumo. Foi também analisada a rede, dos diferentes tipos de postos de transformação, de modo a verificar o comportamento da variação da tensão em cada uma delas, antes e após o incremento dos veículos eléctricos. No termino deste estudo, é possível verificar, que a potência instalada na região apenas terá capacidade para as previsões mais baixas, do crescimento de veículos eléctricos, caso contrário será necessário um reforço da potência, a meio da década, e também é possível verificar que as redes das zonas mais urbanas são as que estão mais capacitadas, ao nível da qualidade de tensão, para suportar o carregamento dos veículos eléctricos, ao contrário do de acontece nas redes das zonas rurais. | pt_PT |
dc.description.abstract | The growth of electric vehicles in Portugal has been notorious. This growth may be even greater in the coming years, due to the need and commitment of our country to reduce emissions with greenhouse gases. Thus, this study aims to analyze the impact that the charging of electric vehicles will have on the low voltage network, both in terms of the installed power and in terms of the voltage drops caused in the network. To carry out this study, it is necessary to have knowledge of the low voltage network, and the number of electric vehicles to exist in the future. For the analysis to be more specific, only twenty counties will be considered, and a period of ten years, that is, from 2020 to 2030. In this study, scenarios were created with different forecasts for the electric vehicle fleet, to verify the impact that will originate in the installed power, both in the daily period of highest energy consumption and in the daily period of lower consumption. The network of the different types of transformer stations was also analyzed, to verify the behavior of the voltage variation in each one, before and after the increase of electric vehicles. At the end of this study, it is possible to verify that the installed power in the region will only have capacity for the lower forecasts, of the growth of electric vehicles, otherwise it will be necessary to increase the power, in the middle of the decade, and it is also possible to verify the networks in the most urban areas are the most capable, in terms of voltage quality, to support the charging of electric vehicles, unlike what happens in networks in rural areas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202549798 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/16776 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Consumo energético | pt_PT |
dc.subject | Impacto dos Veículos Eléctricos | pt_PT |
dc.subject | Potência de carregamento dos VE | pt_PT |
dc.subject | Projecções do PA | pt_PT |
dc.subject | Rede de BT | pt_PT |
dc.subject | BT network | pt_PT |
dc.subject | Energy consumption | pt_PT |
dc.subject | EV charging power | pt_PT |
dc.subject | Impact of Electric Vehicles | pt_PT |
dc.subject | PA projections | pt_PT |
dc.title | Impacto dos veículos eléctricos na rede de distribuição | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia | pt_PT |
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