Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Inclusão digital em cooperação com os utilizadores para estratégias web: plataforma de boas-vindas para estudantes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_ValerieDuarte_2020_MEI.pdf5.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A informação tem um grande impacto na vida dos cidadãos, como tal a qualidade, disponibilidade e forma de acesso condicionam o conhecimento e as oportunidades no futuro de cada indivíduo. Qualquer contribuição para minimizar as barreiras no acesso à informação promove a equidade. Nos dias que correm, o conteúdo da Internet ainda não está adaptado às pessoas com deficiências auditivas e visuais. O mesmo aplica-se à maioria dos websites das instituições de ensino superior, como é o caso do website do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Os websites institucionais têm a obrigação de disponibilizar a informação equitativamente entre os estudantes. Mesmo tendo em conta que as instituições de ensino superior dispõem de um espaço físico dedicado ao apoio e integração dos estudantes, a ajuda ou informação requerida não é normalmente disponibilizada atempadamente. O objetivo desta dissertação é apresentar uma proposta para a melhoria da integração dos estudantes do ensino superior através do desenvolvimento de uma plataforma web que promove a equidade. A plataforma web irá contribuir para a resolução de problemas relacionados com a integração e a ansiedade dos estudantes, ao fornecer meios que facilitam a comunicação entre os estudantes, de forma a que possam encontrar colegas predispostos a ajudar. Em alguns casos, estes estudantes terão exatamente as características que correspondem às necessidades de quem procura auxílio, como por exemplo, falar língua gestual ou outra língua verbal. Desta forma, os estudantes não precisarão de esperar pela orientação institucional no início do ano letivo. O conteúdo da plataforma web tem em conta a acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva ou visual. O desenvolvimento desta proposta teve em consideração os resultados do inquérito realizado de modo a entender a perceção dos estudantes no que diz respeito à sua integração nas instituições de ensino superior que frequentam.
Information greatly impacts citizens’ life, therefore the quality and timely access to it directly interferes in knowledge, and future opportunities. Any proposal aiming to contribute to minimize those barriers promotes equity. Nowadays, web content is still not prepared for users with hearing and visual disabilities. This occurs in most Higher Education Institutions’ websites, such as the website of Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). The institutional websites should provide the information in such a way that it could be accessed equally by every student. Even though, the higher education institutions have at least a physical office dedicated to support students’ integration, the help or information required is often not delivered in due time. The focus of this dissertation is to introduce a proposal to improve students’ integration in higher education institutions through a web platform that promotes equity. The web platform will contribute to solve integration and anxiety issues most students face, by providing them with means to easily communicate with other students already predisposed to help, and, in some cases, with a set of characteristics matching their needs. This will allow students to get the help they need in time, without having to wait for formal institutional guidance in the beginning of the school year. The proposed web platform content was developed considering accessibility friendly issues for hearing and visual impaired students. Additionally, a survey was conducted to gather the students’ insights about their integration in the higher education institution they are attending.

Description

Keywords

Instituições de Ensino Superior Inclusão Social Acessibilidade da Web Design Inclusivo Estudantes Higher Education Institutions Social Inclusion Web Accessibility Inclusive Design Students

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License