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Sistema inteligente para redes de football gameplaying

dc.contributor.advisorMartins, António Constantino Lopes
dc.contributor.authorSantos, Rúben Fernando Marques
dc.date.accessioned2020-03-31T14:54:06Z
dc.date.available2020-03-31T14:54:06Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractSistemas de recomendação utilizam métodos de inteligência artificial para fornecerem recomendações num determinado contexto que, na presente dissertação, assenta sobre os browser games de jogos de liga fantasia de futebol. Browser games são jogos, maioritariamente, de múltiplos jogadores que funcionam dentro de qualquer navegador de internet. Tal como os jogos de computador, nos jogos de navegador também existe uma grande diversidade de escolha, à medida que os browser games foram adquirindo popularidade estenderam-se a variados género e temas. Jogos de treinadores são aqueles em que os jogadores desempenham o papel de técnico e são colocados no centro de tomada de decisão de uma equipa. Dentro deste tipo de jogo interessa perceber o que são os jogos de liga fantasia, categoria esta que se enquadra na solução descrita no presente documento. Jogos de liga fantasia pertencem a um modo de jogo online onde os participantes criam as suas equipas virtuais compostas por jogadores reais de um deporto profissional e competem com base no desempenho estatístico dos seus jogadores nos jogos reais. Perante este enquadramento, o objetivo principal desta dissertação foi o desenvolvimento de um sistema de recomendação que fornecesse um conjunto de indicadores que possibilitassem potenciar os resultados dos utilizadores dos jogos de liga fantasia em cada jornada. A ideia foi criar uma plataforma que conseguisse gerar previsões acertadas sobre as prestações dos jogadores de futebol numa determinada jornada de um jogo de liga fantasia e, posteriormente, a partir desses dados e da análise do plantel de cada utilizador fornecesse recomendações de trocas de jogadores. Com este sistema, em traços gerais conseguiu-se: • Analisar a equipa de um utilizador e nomear o “elo mais fraco”. • Explorar o mercado de transferências e identificar a melhor solução para substituir o jogador encontrado no ponto anterior. • Mostrar a sugestão de troca ao utilizador tendo em vista aumentar os seus pontos. Desta forma, criou-se um conceito que conseguiu trazer valor acrescentado aos utilizadores dos jogos de liga fantasia, motivado pela possibilidade de os ajudar a melhorar o desempenho das suas equipas na competição.pt_PT
dc.description.abstractRecommendation systems use artificial intelligence methods to provide recommendations in a context that, in this dissertation, is based on browser games of fantasy football leagues. Browser games are multiplayer games that work inside any internet browser. Like computer games, in browser games there is also a great diversity of choice, as the browser games were gaining popularity and spread across many genres and themes. Manager games are those in which players have the role of coach and are placed in the centre of a team’s decision-making. Within this game type it is important to realize what fantasy league games are. Fantasy league games belong to an online game mode where the participants create their virtual teams composed of real players of a professional sport and compete based on the statistical performance of their players in the real games. Against this background, the main objective of this dissertation is the development of a recommendation system that provides a set of indicators that allows to enhance the results of the fantasy league games users in each matchday. The idea is to create a platform that can generate accurate predictions about the performance of football players in a round of a fantasy league game, and then from that and analysis of the user’s squad provide recommendations for exchanges of players. With this system is intended: • Analyse a user's team and name the weakest player. • Explore the transfer market and identify the best solution to replace the player found in the previous point. • Show the exchange suggestion to the user to increase his points. In this way, it is intended to create a concept that can bring added value to fantasy league games users, motivated by the possibility of helping them to improve the performance of their teams in the competition.pt_PT
dc.identifier.tid202343766pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15682
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectBrowser gamespt_PT
dc.subjectJogos de simulaçãopt_PT
dc.subjectJogos de liga fantasiapt_PT
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_PT
dc.subjectFootballpt_PT
dc.subjectBrowser gamespt_PT
dc.subjectSimulation gamespt_PT
dc.subjectFantasy league gamespt_PT
dc.subjectRecommendation systemspt_PT
dc.titleSistema inteligente para redes de football gameplayingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática - Engenharia de Softwarept_PT

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