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Biblioteca de componentes vocacionadas para a produção de GUI para pessoas com deficiência visual

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Abstract(s)

Nos dias tecnológicos em que vivemos é preciso dar atenção a todos os pormenores de usabilidades das diferentes plataformas, para que os projetos possam chegar ao maior número de pessoas e de forma igual a todas elas. Existem pessoas que não sendo totalmente invisuais padecem de algum distúrbio visual que pode condicionar o seu dia a dia e consequentemente o uso das diferentes tecnologias. Considera-se o principal objetivo deste projeto a criação de uma biblioteca de componentes direcionada para a produção de Graphical User Interfaces (GUI) para pessoas que padeçam de algum tipo de distúrbio visual. Para solucionar o referido, foi necessário: 1. Identificar as deficiências visuais mais comuns e estudá-las para perceber quais as principais dificuldades de cada uma; 2. Realizar o levantamento das tecnologias existentes no mercado sobre as doenças selecionas, conseguindo assim identificar as principais falhas; 3. Desenhar a melhor solução perante as informações dos pontos anteriores; 4. Desenvolver a solução segundo as boas práticas da engenharia; 5. Realizar experiências e avaliar a solução desenvolvida, validando que vai de encontro aos objetivos iniciais. Assim o projeto visa agrupar um conjunto de distúrbios visuais e conseguir criar a biblioteca que adaptará as ferramentas aos olhos de quem os tem. Com isto as aplicações tornam-se mais inclusivas, e conseguem por isso chegar a um maior número de pessoas. O grupo de pessoas a quem se destina o projeto consegue também tirar um maior proveito das aplicações que utiliza diminuindo assim as dificuldades que podem aparecer sem o recurso desta biblioteca. Após o estudo do estado da arte relativamente a algoritmos, aplicações e bibliotecas desenvolvidas na área, validou-se que existia apenas uma ferramenta em Flutter, uma framework para desenvolvimento de aplicações multiplataforma, para o caso. Como tal, e também por ser uma framework com utilização em crescimento continuo, foi a escolhida para o desenvolvimento da biblioteca. Assim, foram criadas extensões e novas classes para a framework que contemplassem o tema visual de uma aplicação em Flutter para que fossem de fácil adaptação de um desenvolvedor a qualquer tipo de daltonismo. Foi também ainda criado o mecanismo de transformação de imagens para todos os tipos de daltonismo. Por fim foram realizadas avaliações informais tanto por parte de desenvolvedores como por parte de pessoas com daltonismos. Ambos os pareceres foram positivos, por um lado no que diz respeito à compreensão, utilização e integração da biblioteca, e por outro na transformação das cores dos componentes e bibliotecas para diferentes tipos de daltonismo.
Due to the heavy use of technology in our current days, there is a special need for attention to all usability related details in every platform, so that newly developed projects can reach the highest possible number of people while maintaining the same experience. Among all the possible users, the ones with visual deficiencies can have their day-to-day actives hindered in case this is not achieved. The main goal of this project is to create a library of components to produce Graphical User Interfaces (GUI) for people with visual impairments. To solve this problem, it was necessary to: 1. Identify the most common visual disabilities and study them to understand the main difficulties that each person has; 2. Carry out a survey of the existing technologies in the market about the selected diseases, thus being able to identify their main flaws; 3. Design the best solution based on the information from the previous points; 4. Develop the solution according to good engineering practices; 5. Experiment and evaluate the developed solution, validating that it meets the initial objectives. Therefore, the project aims to group a set of visual disorders and to create a library that will adapt the tools to the eye sight of those who suffer these disorders. With this, the applications become more inclusive, and therefore reach a greater number of people. The group of people for whom the project is intended can also benefit more from the applications they use, hence reducing the difficulties that may arise without the use of this library. After studying the state of the art regarding algorithms, applications and libraries developed in this area, it was discovered that there was only one tool in Flutter, a framework for developing multiplatform applications. As such, and since this is a framework with a continuously growing use, Flutter was chosen for this library development. As so, extensions and new classes were created for the framework that contemplated the visual theme of a Flutter application so that they could be easily adapted by a developer to any type of color blindness. It was also created the image transformation mechanism for all types of colour-blindness. Finally, informal evaluations were carried out by both developers and people with colour blindness. Both opinions were positive, on the one hand regarding the understanding, use and integration of the library, and on the other hand regarding the transformation of the colours of the components and libraries for the different types of colour-blindness.

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Usabilidade Deficiência visual Usability Visual impairment

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