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O problema de roteamento de veículos com custos de combustível dependentes do peso

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O VRP é um problema que já vem a ser estudado há várias décadas e as suas variantes têm sofrido uma constante evolução. Contudo, o problema e todas as suas características variam entre si, tornando o problema complexo de resolver. Neste artigo é estudada a vertente do VRP que engloba o peso dos veículos e o seu impacto no combustível consumido e, consequentemente, os custos associados para a transportadora. Foi também feita uma simulação para otimizar os custos, a distribuição de peso pelos veículos e as rotas. Os resultados da simulação foram positivos, verificando-se que realmente o consumo do combustível tem impacto direto na forma como as rotas são calculadas e definidas e também um impacto no custo final de cada rota.
VRP is a problem that has been studied for several decades and its variants have gone through a constant evolution. However, the problem and all its characteristics vary, making the problem complex to solve. In this article, the VRP variant that considers the weight of the vehicle load is studied, which includes the weight of vehicles and their impact on the fuel consumed and, consequently, the associated costs for the carrier. A simulation was also carried out to optimize costs, weight distribution of the load in the vehicles and routes. The results of the simulation were positive, verifying that fuel consumption does have a direct impact on the way routes are calculated and defined and also an impact on the final cost of each route.

Description

Keywords

VRP Weight Routing problems Emission routing problem Axle loading constraints Fuel economy Client Deposit Load Reducing fuel costs Route optimization

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