Repository logo
 
Publication

Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal

datacite.subject.fosContabilidadept_PT
dc.contributor.advisorPereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade
dc.contributor.advisorSchvirck, Eliandro
dc.contributor.authorSilva, Bruno André Nunes da
dc.date.accessioned2019-03-16T10:55:29Z
dc.date.available2019-03-16T10:55:29Z
dc.date.issued2018-09-04
dc.description“Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri”pt_PT
dc.description.abstractA capacidade de gerir as finanças pessoais tem se tornado tarefa fundamental para a boa saúde financeira dos indivíduos e da sociedade. Em virtude disto, o tema alfabetização financeira tem ganhado maior evidencia entre órgãos governamentais, universidades e institutos de pesquisa da área econômica. A importância da alfabetização financeira está relacionada com a capacidade na tomada de decisões dos indivíduos, principalmente entre os mais jovens. Desta forma, o presente estudo visa contribuir para literatura e identificar qual o índice de alfabetização financeira (IAF) dos discentes em contabilidade em três instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal, analisando quais fatores socioeconômicos exercem alguma influência em tal índice. A partir disto, realizou-se a revisão de literatura para identificar e compreender os conceitos acerca da alfabetização financeira, bem como elucidar aspectos relevantes para o tema. Em seguida, elaborou-se um questionário com fundamentação em estudos anteriores para que fosse possível melhor compreensão e comparação dos resultados. Logo, os resultados apresentaram semelhanças na média do IAF em ambos os países, porém, com níveis insatisfatórios para a consideração da alfabetização financeira. Também foi possível identificar que os fatores socioeconômicos gênero, idade e renda familiar apresentam alguma influência significativa no IAF dos respondentes. Desta forma, é possível afirmar que tais resultados apresentam similaridade com outros estudos já realizados, onde evidenciaram-se baixos níveis de alfabetização financeira, constatando-se a necessidade de aprofundar os fatores que causam tal influência a fim de encontrar medidas e soluções que corroborem na melhora de tais resultados.pt_PT
dc.description.abstractThe ability to manage personal finances has become a fundamental task for the good financial health of individuals and society. As a result, the topic of financial literacy has obtained greater evidence among government agencies, universities and research institutes in the economic area. The importance of financial literacy is related to the ability of individuals decision-making, especially among younger people. Therefore, the present study aims to contribute to scientific literature and aims to identify the financial literacy index (LAI) of accounting students in three higher education institutions, on Brazil and Portugal, analyzing which socioeconomic factors exert some influence in such index. Thereby, it was conducted a literature review to identify and understand the concepts about financial literacy as well as elucidate relevant aspects to the topic. In sequence, a questionnaire fundamented in previous studies was elaborated so that it was possible to better understand and to compare the results. Thus, the results presented similarities in the avarage LAI in both countries, however, with unsatisfactory levels for an analysis of financial literacy. It was also possible to identify the socioeconomic factors: gender, age and family income, wich present some significant influence on the respondents LAI. Therefore, it is possible to affirm that these results present similarity with other studies already carried out, evidencing low levels of financial literacy, stating the need to deepen the factors that cause such influence in order to find measures and solutions that corroborate in the improvement of such results.pt_PT
dc.identifier.tid202192741pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12987
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlfabetização financeirapt_PT
dc.subjectEducação financeirapt_PT
dc.subjectFinanças pessoaispt_PT
dc.subjectContabilidadept_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectAccountingpt_PT
dc.subjectFinancial literacypt_PT
dc.subjectPersonal financept_PT
dc.subjectBrazilpt_PT
dc.subjectFinancial educationpt_PT
dc.titleAlfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameContabilidade e Finançaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Bruno_Nunes_da_Silva_CF_2017 - Versão Final.pdf
Size:
2.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: