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Controlo Difuso para Suspensões Autmomóveis

datacite.subject.fosAutomação e Sistemaspt_PT
dc.contributor.advisorJesus, Isabel Maria de Sousa de
dc.contributor.authorDias, Vasco Manuel Baptista Barbosa do Couto
dc.date.accessioned2015-12-14T11:40:43Z
dc.date.available2015-12-14T11:40:43Z
dc.date.issued2015-07
dc.date.submitted2015-07
dc.description.abstractDesde o aparecimento do primeiro automóvel produzido em massa que o objetivo de muitos engenheiros foi o de melhorar sua qualidade, deempenho, conforto entre outros aspetos, de forma a que os futuros automóveis fossem cada vez melhores. O automóvel é constituído por diversos elementos os quais lhe acrescentam diversas características importantes. Um dos elementos que confere ao automóvel uma maior segurança, característica muito importante, é a suspensão existente no mesmo. As suspensões podem ser construídas de diversas formas, visando reagirem de modo diferente às diversas situações a que o automóvel é sujeito. Como em qualquer tipo de tecnologia, as suspensões utilizadas atualmente nos automóveis em dia nem sempre foram tão evoluídas. As primeiras suspensões automóveis, eram constituídas por sistemas de molas mais rudimentares e onde as suas características eram fixas. Com o passar do tempo e com as constantes evoluções tecnológicas, estas suspensões passaram a ser constituídas por mais elementos, como os amortecedores, sendo que nos dias de hoje existem elementos que podem ser controlados em tempo real, de forma a melhor se adaptarem às condições das estradas. Estes elementos quando aplicados a suspensão automóvel constituem as suspensões ativas e semi-ativas existentes atualmente. As suspensões ativas presentes nos veículos é o tema principal desta tese. O estudo efetuado pretende estudar se é possível criar um sistema de suspensão controlado por meio de um controlador difuso, o qual apresente um comportamento e desempenho característico das suspensões ativas abordadas ao longo do estudo teórico. Para testar todo o trabalho, foram desenvolvidos modelos utilizando a ferramenta Simulink existente no software Matlab, com base em estudos matemáticos que permitem descrever o funcionamento das suspensões através de equações de movimento. Os controladores difusos desenvolvidos, os quais são implementados em todos os modelos são programados através do uso da toolbox para sistemas difusos existente no Matlab. De forma a poder validar se, de facto, os modelos desenvolvidos eram fiáveis de serem implementados em futuras aplicações reais, foram comparados os resultados obtidos pelas suspensões ativas desenvolvidas com as suspensões passivas equivalentes.pt_PT
dc.identifier.tid201048558
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7185
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSuspensão automóvelpt_PT
dc.subjectConfortopt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subjectSuspensão ativapt_PT
dc.subjectMatlabpt_PT
dc.subjectLógica difusapt_PT
dc.subjectControladores difusospt_PT
dc.subjectSistemas controladospt_PT
dc.titleControlo Difuso para Suspensões Autmomóveispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadorespt_PT

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