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Otimização de embalagem metálica para transporte de produtos perigosos

dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Gomes da
dc.contributor.authorBarbosa, Teresa Raquel Barros
dc.date.accessioned2020-01-06T12:42:50Z
dc.date.available2020-01-06T12:42:50Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA redução de consumo de matéria‐prima no fabrico de embalagens, tem associado um elevado leque de vantagens. Quando um produtor reduz o peso da sua embalagem, aumenta a sua competitividade, tornando‐a mais económica e diminui o seu impacto ambiental. Neste contexto nasceu o projeto de redução de espessuras de uma embalagem homologada para o transporte de produtos perigosos da COLEP. As embalagens certificadas para transporte de produtos perigosos, embalagens UN, têm de resistir a testes exigentes, para garantir a segurança da sociedade e do meio ambiente, durante o seu transporte. A redução de espessuras de uma embalagem UN é assim um desafio, pois a robustez da embalagem não pode ser afetada pela sua redução de espessuras. Para que isto seja possível, é necessário otimizar a geometria da embalagem e o seu sistema de fecho. Já com uma redução de espessuras predefinida a implementar, este projeto tem como objetivo o aumento da resistência da embalagem. Para tal, foram realizados ensaios para verificar o estado atual da embalagem com a redução de espessuras, e posteriormente estudadas possíveis soluções para a melhoria das fragilidades encontradas. As melhorias tiveram como base de estudo ferramentas da qualidade, nomeadamente o uso do diagrama de Ishikawa, para identificar as áreas com maior impacto na embalagem. Também foi realizado um benchmarking, onde foi possível analisar diferentes soluções presentes no mercado. Para além das ferramentas de qualidade, foi usada uma ferramenta de análise numérica, ABAQUS CAE® para estudo do comportamento da embalagem, em que foram analisadas as solicitações criadas pelos ensaios UN. A validação dos estudos foi realizada através do fabrico de protótipos com diferentes soluções para o rebordo e para o tampo da embalagem. Os ensaios realizados aos protótipos demostram uma melhoria nos ensaios UN e no tempo de abertura da embalagem. Este conjunto de soluções mutuamente aplicadas na embalagem levam à sua melhoria.pt_PT
dc.description.abstractThe reduction in the consumption of the raw materials for packages is associated with a broad range of benefits. When the producer reduces the package weight, he consequently increases his competitiveness, making the package more economic and lowering the package environmental impact. In this regard, it has been developed a project based on the reduction of the thickness in one of the homologated packages for the transportation of dangerous materials of COLEP. The certified packages for the transportation of dangerous goods need to withstand very demanding tests to ensure the safety of the society and the environment. Therefore, the reduction of the thickness in the UN packages is indeed a tough challenge because the sturdiness of the package can’t be compromised by the thickness reduction. To make this situation valid, it is necessary to optimize the package geometry and it’s closing system. Thus, having an already predefined reduction to make, some tests have been made to verify the actual state of the package with a lower thickness and followed by that it was studied the possible solutions to improve the weaknesses that have been found. The improvements were made accordingly to the quality tools, namely the use of the Ishikawa diagram to identify the areas with more impact in the package. It was also made a benchmark where it was possible to analyze the different solutions already present in the market. In addition to the quality tools and to observe the package behavior under the required applications of the UN test, it was used a numerical analyze tool named ABAQUS CAE. Different prototypes were made using different curls and lug lids in order to validate the studies. The tests in which the prototypes were subjected to show an improvement on UN tests and in the package opening time. Improvements were made when these solutions were applied to the packages.pt_PT
dc.identifier.tid202296407pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15217
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProdutos perigosospt_PT
dc.subjectEmbalagens UNpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento do produtopt_PT
dc.subjectCumprimento da legislaçãopt_PT
dc.subjectEmbalagens metálicaspt_PT
dc.subjectDangerous goodspt_PT
dc.subjectUN packagespt_PT
dc.subjectProduct developmentpt_PT
dc.subjectAccording to the legislationpt_PT
dc.subjectMetal packagingpt_PT
dc.titleOtimização de embalagem metálica para transporte de produtos perigosospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica - Materiais e Tecnologias de Fabricopt_PT

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