Publication
Implantação e Utilização do Laboratório Remoto VISIR em Instituições de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior
dc.contributor.author | Pereira, Josiel | |
dc.contributor.author | Simão, José P. Schardosim | |
dc.contributor.author | Silva, Isabela Nardi da | |
dc.contributor.author | Mota Alves, João Bosco da | |
dc.contributor.author | Silva, Juarez Bento da | |
dc.contributor.author | Alves, Gustavo R. | |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T09:40:57Z | |
dc.date.available | 2018-10-03T09:40:57Z | |
dc.date.issued | 2018-06 | |
dc.description | (SITED 2018) - VII– Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais | pt_PT |
dc.description.abstract | Práticas em laboratórios são essenciais no ensino de engenharia, uma vez que permitem que estudantes aprendam de forma eficaz e desenvolvam habilidades indispensáveis para seu futuro como profissionais na área. Estes tipos de práticas têm atreladas a si uma série de fatores, como custos e infraestrutura que dificultam sua disponibilização. Em contraponto, laboratórios remotos tem potencial para possibilitar práticas laboratoriais de uma maneira eficiente e com custos menores comparando com laboratórios tradicionais. Atualmente percebe-se um crescimento na implementação destas soluções em diversas áreas nas quais faz necessário conhecimentos práticos. Este é o caso do laboratório remoto VISIR, ferramenta que possibilita a realização de práticas relacionadas a conteúdos de aula relacionados à temática de circuitos elétricos e eletrônicos. Devido às vantagens que este tipo de tecnologia oferece, esta tem sido replicada e implantada em diversas instituições. O presente trabalho visa apresentar um relato de instalação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR junto a recursos desenvolvidos para facilitar sua utilização. Esta instalação proporcionou uma compreensão maior sobre o funcionamento da plataforma bem como possíveis aplicações da mesma, além de demonstrar a flexibilidade em relação aos níveis de ensino que a ferramenta pode ser utilizada, bem como os conteúdos que podem ser abordados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1984-4751 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12028 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | 561735-EPP-1- 2015-1-PT-EPPKA2-CBHE-JP ERASMUS+ | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | Revista Tecnologias na Educação;Vol.24 | |
dc.relation.publisherversion | http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/07/Art10-vol24-Edição-Temática-VII-Junho-2018.pdf | pt_PT |
dc.subject | Remote labs | pt_PT |
dc.subject | VISIR | pt_PT |
dc.subject | Engineering education | pt_PT |
dc.title | Implantação e Utilização do Laboratório Remoto VISIR em Instituições de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | VII– Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (SITED 2018) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Tecnologias na Educação | pt_PT |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Gustavo | |
person.identifier | 150015 | |
person.identifier.ciencia-id | 4210-4DF2-5206 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1244-8502 | |
person.identifier.rid | I-7876-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7006053908 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d |