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Avaliação numérica e experimental da carga admissível de vigas compostas para monocarris de sistemas de elevação

datacite.subject.fosConstruções Mecânicaspt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Fernando José
dc.contributor.authorGouveia, Hugo Miguel Dias
dc.date.accessioned2016-04-28T14:53:02Z
dc.date.available2016-04-28T14:53:02Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com o apoio, e em colaboração da empresa Flexcrane, que constrói e comercializa soluções flexíveis de pontes rolantes para cargas ligeiras. Com cargas máximas de 2 toneladas estas pontes e seus caminhos de rolamento são construídas essencialmente enformados a frio. O objetivo deste trabalho é a verificação numérica e experimental das cargas que este tipo de estrutura suporta, nas suas diferentes configurações. Numa aproximação por engenharia inversa, com a realização deste trabalho, foi possível determinar a carga admissível das vigas compostas utilizadas, assim como o seu comportamento quando em carga. Para obtenção destes resultados foram realizadas simulações computacionais recorrendo ao método de elementos finitos, utilizando para isso o software Ansys Workbench e ainda ensaios experimentais que permitiram validar os resultados obtidos numericamente e consolidar o conhecimento sobre o comportamento desta solução comercial. Por ser de construção modular, são possíveis diferentes combinações para o produto final, por esta razão foram estudados numericamente diferentes configurações possíveis, com e sem reforços. Foi realizada a validação experimental para a configuração mais usual, fazendo recurso a um dispositivo para ensaio de estruturas e componentes, pertencente ao Isep. Foi ainda utilizada a técnica extensométrica para avaliar as tensões em pontos selecionados e compara-los com os obtidos numericamente. Concluiu-se pelo ótimo desempenho dos produtos Flexcrane.pt_PT
dc.description.abstractThis work was carried out with the support and collaboration of enterprise FLEX CRANE, who builds and sells flexible solutions of cranes for light loads. With maximum loads of 2 tones these cranes and their bearing paths are constructed in cold formed profiles. The aim of this work is the numerical and experimental verification of the ultimate load that this type of structure supports, in its various configurations. In a reverse engineering approach, with this work, it was possible to determine the permissible load of the compose beams and your behavior when under load. To obtain these results were performed theoretical calculations based on mechanics of materials, computer simulations using the finite element method using Ansys Workbench software and experimental tests to validate the numerical results and consolidate the knowledge about the behavior of this solution. Because is used a modular construction, different combinations are possible for the final product. For this reason it was numerically stud different possible configuration, with and without reinforcements. Experimental validation was performed for the most usual configuration, making use of a device for testing of structures and components in ISEP. It was also used the strain gauge technique to assess stress in selected points and compares them with those obtained numerically. It was concluded by the great performance of Flexcrane products.pt_PT
dc.identifier.tid201162687
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8167
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPonte rolantept_PT
dc.subjectEnformados a friopt_PT
dc.subjectVigas compostaspt_PT
dc.subjectSimulações numéricaspt_PT
dc.subjectEstruturas modularespt_PT
dc.subjectTécnicas experimentaispt_PT
dc.subjectExtensometriapt_PT
dc.subjectCranespt_PT
dc.subjectCold formed profilespt_PT
dc.subjectCompose beamspt_PT
dc.subjectNumerical simulationpt_PT
dc.subjectModular constructionpt_PT
dc.subjectStrain gaugept_PT
dc.titleAvaliação numérica e experimental da carga admissível de vigas compostas para monocarris de sistemas de elevaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT

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