Repository logo
 
Publication

Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB

dc.contributor.authorCosta, José António
dc.contributor.authorChoupinha, Celda Morgado
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorOliveira, Inês
dc.contributor.authorQuerido, Joana
dc.date.accessioned2017-12-18T11:30:26Z
dc.date.available2017-12-18T11:30:26Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO género gramatical não é uma propriedade universal nas línguas do mundo, existindo apenas em algumas e manifestando-se de formas muito diversas (Corbett, 1991). No âmbito da aquisição da língua, vários estudos, em línguas de matriz indoeuropeia que apresentam a categoria de género como marca de concordância sintática, apontam para a sua aquisição por volta dos dois anos (Mills, 1986) e para o desaparecimento dos erros de concordância de género por volta dos quatro (Van Veen, 2007). No Português, o género é uma categoria nominal obrigatória para a concordância das palavras nos sintagmas e nas frases e que não se correlaciona absolutamente com o sexo, propriedade dos seres vivos, que os nomes podem designar (Baptista et al., 2013a). Sendo uma categoria assistemática e sincronicamente arbitrária, o género não é flexional (Villalva, 2003), o que se traduz pela quase ausência de contraste de género e pela marcação dos valores, masculino e feminino, por diversos processos morfossintáticos. Alguns nomes da língua recebem o valor de género no Léxico, sendo nomes de género único e não permitindo contraste de género; outros recebem-no na Sintaxe, podendo ou não admitir contraste e opção de valor de género (Choupina et al., 2014a). Estes pressupostos informam a abordagem da categoria género gramatical e a reflexão crítica que neste texto se realiza do modo como é preconizado o seu tratamento nos documentos reguladores do Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractGrammatical gender is not a universal feature in world languages. It only exists in some of them and occurs in very different ways (Corbett, 1991). As far as language acquisition is concerned, several studies on Indo-European languages presenting gender category as a syntactic agreement mark point out to its acquisition by two years (Mills, 1986) and to the disappearance of gender agreement errors around four (Van Veen, 2007). In portuguese language, gender is a mandatory nominal category to word agreement in phrases and sentences and it does not correlate at all with sex, property of living beings that nouns may designate (Baptista et al., 2013a). As a non-systematic and synchronically arbitrary category, gender is not flexional (Villalva, 2003), which leads to the almost complete absence of gender contrast and to the marking of values, masculine and feminine, through various morphosyntactic processes. Some portuguese nouns get gender value in the Lexicon, being single or inherent gender nouns, not allowing gender contrast; others receive it in Syntax and they may or may not admit contrast and gender value option (Choupina et al., 2014a). These assumptions inform the approach to grammatical gender category and the critical reflection that this article presents on the way it is recommended its treatment in regulatory documents of the portuguese language teaching in the 1st cycle of Basic Education.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10622
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.subjectGénero gramaticalpt_PT
dc.subjectProcessos morfossintáticospt_PT
dc.subjectEnsino do Portuguêspt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectGrammatical genderpt_PT
dc.subjectMorphosyntactic processespt_PT
dc.subjectPortuguese language teachingpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.titleGénero gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EBpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage352pt_PT
oaire.citation.startPage321pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_AdrianaBaptista_2015_1.pdf
Size:
507.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: