Repository logo
 
Publication

Contributos de um jogo tipo peddy paper na motivação de alunos para aprendizagens do tema sol-terra-vida

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Terra e do Ambientept_PT
dc.contributor.advisorBarbot, António
dc.contributor.authorChaves, Lídia Patrícia Batista Pereira Monteiro
dc.date.accessioned2016-02-25T15:49:16Z
dc.date.available2016-02-25T15:49:16Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal conhecer, analisar e refletir sobre as conceções e as práticas de sala de aula, relativamente à importância dos jogos como ferramenta motivadora para a aprendizagem de novos conteúdos. Numa primeira parte deste documento, é feita uma abordagem teórica sobre as questões que levaram à realização deste projeto. Numa segunda parte apresenta-se o estudo empírico que inclui a recolha do testemunho de alunos que realizaram as atividades propostas, bem como as suas expetativas acerca do uso do jogo na sala de aula. Foi utilizado o processo metodológico de investigação – ação. A recolha de dados baseouse em: observação direta, narrativa descritiva de toda a aula baseada nas Narrações Multimodais; questionário de resposta aberta e registos fotográficos, sobre os quais faremos uma análise qualitativa. Nas partes seguintes deste documento apresenta-se a análise de dades, que foi de natureza qualitativa, as conclusões e as limitações.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to know, analyze and reflect on the conceptions and classroom practices, on the importance of games as a motivating tool for learning new contents. In the first part of this document it's made a theoretical approach on the issues that led to the realization of this project. The second part presents the empirical study that includes collecting the testimony of students who carried out the proposed activities, as well as their expectations about the game used in the classroom. It was used the methodological process of research - action. Data collection was based on: direct observation, descriptive narrative of the entire class based on narrations Multimodal; open-ended questionnaire and photographic records, on which we will make a qualitative analysis. In the following parts of this document it's presented the analysis of activities, which was qualitative in nature, the findings and the limitations.pt_PT
dc.identifier.tid201056046
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7730
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectCiências da naturezapt_PT
dc.subjectJogo e motivaçãopt_PT
dc.subjectEducationen
dc.subjectNatural sciencesen
dc.subjectGame and motivationen
dc.titleContributos de um jogo tipo peddy paper na motivação de alunos para aprendizagens do tema sol-terra-vidapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_LidiaChaves_2015.pdf
Size:
4.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: