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Estudo da Influência da Gaiola no Atrito de Rolamentos

dc.contributor.advisorCampos, Armando José Vilaça de
dc.contributor.authorRegalo, Ana Francisca Pereira
dc.date.accessioned2021-01-25T12:34:50Z
dc.date.available2021-01-25T12:34:50Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractOs rolamentos são um componente mecânico fundamental de inúmeros equipamentos, estimando-se que, a nível mundial, haja mais de 50 biliões de rolamentos a operar simultaneamente a cada momento. Torna-se então essencial reduzir ao máximo as perdas por fricção nestes componentes, o que se traduz em reduções significativas no consumo energético, e consequente diminuição das emissões de gases poluentes. O objetivo desta dissertação é o estudo da influência da gaiola no atrito e consequente perda de potência em rolamentos lubrificados por massa lubrificante. A avaliação foi feita a partir de ensaios de esfera/ disco e realizados num tribómetro, tendo-se desenvolvido um componente, que é colocado em torno da esfera e simula a gaiola durante os ensaios. Na realização das medições fez-se variar vários parâmetros, tais como: a folga da gaiola, o tipo de lubrificante, a velocidade e a temperatura de ensaio. Os resultados foram posteriormente analisados, tendo-se revelado a influência da presença da gaiola, tanto em coeficiente de atrito, como em espessura de filme.pt_PT
dc.description.abstractA bearing is a fundamental element in countless equipment / machines, and it is estimated that there are 50 billion bearings operating at a given time, worldwide. It is key to reduce friction losses between elements as much as possible, which in turn translates into significantly lower power consumption and pollutant emissions. The main goal of this work is to study the cage’s influence on the friction and resulting power losses on bearings lubricated by grease. The assessment was performed by measuring the traction coefficients and the lubricant film thickness in a ball on disc tribometer, using a specially designed component which simulates the cage. During the tests, several parameters were changed, such as: the cage clearance, the type of lubricant and the test’s speed and temperature. After the analysis of the results, it was possible to conclude that the cage does indeed have influence in both friction and film thickness.pt_PT
dc.identifier.tid202574474pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16729
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRolamentopt_PT
dc.subjectGaiolapt_PT
dc.subjectMassapt_PT
dc.subjectLubrificantept_PT
dc.subjectAtritopt_PT
dc.subjectEspessura de Filmept_PT
dc.subjectBearingpt_PT
dc.subjectCagept_PT
dc.subjectGreasept_PT
dc.subjectFrictionpt_PT
dc.subjectFilm Thicknesspt_PT
dc.titleEstudo da Influência da Gaiola no Atrito de Rolamentospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica - Construções Mecânicaspt_PT

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