Repository logo
 
Publication

Imagens e promoção da compreensão no ensino da língua no 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.date.accessioned2017-12-04T11:37:55Z
dc.date.available2017-12-04T11:37:55Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractPretende-se, nesta comunicação, refletir sobre possíveis práticas de ensino da compreensão inferencial na leitura no Ensino Básico que cruzem questões de literacia verbal e visual, apresentando uma abordagem à obra de Jorge Bucay, ilustrada por Gusti, O Elefante acorrentado. Esta abordagem têm como objetivo o desenvolvimento integrado de competências (linguísticas e sociais) e pretende mostrar que relações dialéticas, transformadoras e substitutivas entre texto e imagem, quando esta é criteriosamente selecionada, são mais produtivas na promoção das competências textuais e gramaticais do que as relações entre texto e imagem meramente interpretativas. Partindo do princípio de que os textos usados para desenvolver o domínio da Língua Portuguesa no Ensino Básico são frequentemente apresentados aos alunos enquanto textos bimodais (verbais e picturais) torna-se urgente estimular quer os critérios de seleção de imagens, quer as estratégias a utilizar para a sua compreensão, para que estas, quando colocadas ao serviço do ensino da língua, ultrapassem a mera função denotativa. Pretende-se que estas sejam capazes de promover a fruição estética, mas também a capacidade de compreender sentidos conotativos, fazer inferências e desencadear tarefas de desenvolvimento de competências gramaticais.pt_PT
dc.description.abstractThis paper while approaching the work of Jorge Bucay, illustrated by Gusti, The elephant in chains, discusses possible teaching practices of inferential reading comprehension in Primary School reflecting upon verbal and visual literacy issues. This approach aim to develop integrated skills (language and social) and to show that dialectical, substitutive and transmuting relations between text and image, when the text is carefully selected, are more productive in promoting reading skills than merely interpretative relations between text and image. Assuming that texts used in Elementary School are often bimodal texts (verbal and pictorial) it is urgent to develop reading strategies that go beyond the merely denotative function, promoting the aesthetic enjoyment, but also the ability to understand connotative meanings, inferences and trigger grammatical skills development taskspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10562
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.subjectImagenspt_PT
dc.subjectEstratégias para o ensino da compreensão inferencialpt_PT
dc.subjectCompetências gramatical e textualpt_PT
dc.subjectImagespt_PT
dc.subjectStrategies for inferencial reading comprehensionpt_PT
dc.subjectTextual and grammatical skillspt_PT
dc.titleImagens e promoção da compreensão no ensino da língua no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage150pt_PT
oaire.citation.startPage128pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_AdrianaBaptista_2015_2.pdf
Size:
13.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: