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Melhoria do Processo de Terminação de Componentes na Indústria Automóvel
| dc.contributor.advisor | Lopes, Manuel Joaquim Pereira | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Márcio André Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2020-03-24T12:00:49Z | |
| dc.date.available | 2022-11-22T01:31:03Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | O processo de terminação de componentes recebe pouca atenção relativamente à sua importância. É geralmente encarado como um obstáculo devido ao esforço e custos associados. A produção de sensores de ângulo de direção, tal como a de qualquer outro tipo de componentes automóveis, necessita de respeitar os principais pilares da indústria automóvel: elevada competitividade e qualidade, com tempos de entrega dentro do que é requerido pelas linhas de montagem final. Existem alguns produtores de sensores a nível global, e a competição entre eles é muito elevada. No entanto, as empresas falham em reconhecer que o processo de terminação de componentes são uma oportunidade para melhorar a comunicação com o cliente/fornecedor, através da diminuição dos tempos de resposta, consolidando assim a competitividade no mercado. A facilidade de terminar um componente ou optar por uma alteração de engenharia é um indicador de agilidade empresarial, o que cada vez mais representa um fator diferenciador na indústria moderna. O presente trabalho foi desenvolvido em ambiente industrial, no departamento de compras da empresa Bosch Car Multimedia, S.A. em braga, respondendo à necessidade de análise do seu processo de terminação de componentes. Este apresentava algumas ineficiências/inabilidades, influenciando diretamente o seu desempenho. Assim, o objetivo a atingir foi uma redução dos longos tempos de espera associados, através de uma análise detalhada do processo atual e pelo desenvolvimento de propostas de melhoria. Ao longo do período de investigação o processo foi mapeado em detalhe, descrevendo todo o tipo de ineficiências encontradas através de exemplos reais. Conclui-se que o trabalho foi finalizado com sucesso, uma vez que na utilização do mesmo em fase de teste, obteve-se uma fluidez completa do projeto. Como consequência, os custos com componentes adquiridos externamente sofreram uma redução significativa. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The component termination process receives little attention relatively to its importance. It’s generally viewed as an obstacle due to the effort and associated costs. The production of steering angle sensors, just like any other type of automotive component, needs to respect the main pillars of the automotive industry: high competitiveness and quality, with delivery times within what is required by the final assembly lines. There are some sensor producers globally, and the competition between them is very high. However, companies fail to recognize that the component termination process is an opportunity to improve customer / supplier communication by reducing response times, thereby consolidating market competitiveness. The simple act of terminating a component or opting for an engineering change is an indicator of business agility, which represents an increasingly differentiating factor in modern industry. This work was developed in an industrial environment, in the purchasing department of the company Bosch Car Multimedia, S.A. in Braga, responding to the need for analysis of its component termination process. This department presented some inefficiencies, directly influencing its performance. Thus, the objective would be a reduction in the associated long waiting times through a detailed analysis of the current process and the development of improvement proposals. Throughout the investigation period the process was mapped in detail, describing all sorts of inefficiencies found through real examples. It can be concluded that the work was successfully completed, due to the fact that its use in the test phase obtained a complete fluidity of the project. As a result, costs for externally purchased components have been significantly reduced. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202343235 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15629 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Terminação de componentes | pt_PT |
| dc.subject | Compras | pt_PT |
| dc.subject | Melhoria contínua | pt_PT |
| dc.subject | Gestão de alterações de engenharia | pt_PT |
| dc.subject | Part termination | pt_PT |
| dc.subject | Purchasing | pt_PT |
| dc.subject | Continuous Improvement | pt_PT |
| dc.subject | Engineering changes management | pt_PT |
| dc.title | Melhoria do Processo de Terminação de Componentes na Indústria Automóvel | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Mecânica - Gestão Industrial | pt_PT |
