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Processos cognitivos na performance musical

dc.contributor.authorClarke, Eric
dc.date.accessioned2013-12-18T15:02:33Z
dc.date.available2013-12-18T15:02:33Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractExistem, actualmente, facilidades e técnicas sem precedentes tendo como fim medir a interpretação musical: medição directa do instrumento, de gravações digitalizadas, medição de imagens vídeo de todo o corpo na interpretação ou só das mãos, medição das características espectrais da música interpretada, informação através de entrevistas com intérpretes e improvisadores, com grupos musicais, informação sobre o estudo do instrumento. Nunca até hoje houve tanto e tão detalhado conhecimento dos processos e manifestações da interpretação musical. Mas o que podem mostrar todas estas medições? Que questões colocam? Que características e que tipos de interpretação foram ignorados? Enfim, o que se aprendeu? E porque tem sido a interpretação musical alvo destas investigações? Este artigo considera e ilustra algumas das diferentes perspectivas de aproximação à interpretação musical, as questões que estes estudos levantam, e discute os sucessos, os fracassos e o futuro deste tipo de investigação.
dc.identifier.doi10.26537/rmpe.v0i1.2396pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/3121
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Portopor
dc.relation.ispartofseriesRevista Música, Psicologia e Educação; Nº1
dc.titleProcessos cognitivos na performance musicalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage77por
oaire.citation.startPage61por
rcaap.rightsopenAccesspor
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