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Processos cognitivos na performance musical
dc.contributor.author | Clarke, Eric | |
dc.date.accessioned | 2013-12-18T15:02:33Z | |
dc.date.available | 2013-12-18T15:02:33Z | |
dc.date.issued | 1999 | |
dc.description.abstract | Existem, actualmente, facilidades e técnicas sem precedentes tendo como fim medir a interpretação musical: medição directa do instrumento, de gravações digitalizadas, medição de imagens vídeo de todo o corpo na interpretação ou só das mãos, medição das características espectrais da música interpretada, informação através de entrevistas com intérpretes e improvisadores, com grupos musicais, informação sobre o estudo do instrumento. Nunca até hoje houve tanto e tão detalhado conhecimento dos processos e manifestações da interpretação musical. Mas o que podem mostrar todas estas medições? Que questões colocam? Que características e que tipos de interpretação foram ignorados? Enfim, o que se aprendeu? E porque tem sido a interpretação musical alvo destas investigações? Este artigo considera e ilustra algumas das diferentes perspectivas de aproximação à interpretação musical, as questões que estes estudos levantam, e discute os sucessos, os fracassos e o futuro deste tipo de investigação. | |
dc.identifier.doi | 10.26537/rmpe.v0i1.2396 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/3121 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto | por |
dc.relation.ispartofseries | Revista Música, Psicologia e Educação; Nº1 | |
dc.title | Processos cognitivos na performance musical | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 77 | por |
oaire.citation.startPage | 61 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article |
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