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Adaptive Game Design Study of a fully adaptive framework

dc.contributor.advisorPaulo, Filipe de Faria Pacheco
dc.contributor.authorMagalhães, José Tiago dos Santos Suzano
dc.date.accessioned2016-05-16T15:17:20Z
dc.date.available2016-05-16T15:17:20Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractAdventure! The Paladin Order foi um projecto ambicioso que começou por ser desenvolvido como um video jogo completo. Tinha como objéctivo implementar uma ferramenta diferente que permitisse tornar o jogo completamente adaptativo às decisões do jogador tanto nas interacções e no diálogo com outras personagens, assim como no combate contra os variados inímigos do jogo. Devido à inexperiência do autor uma grande parte do tempo foi passado a estudar e a pesquisar várias possíveis soluções que permitissem criar um ambiente que fosse adaptativo de uma forma simples e interessante, não só para os programadores mas também para qualquer pessoa que fosse responsável por editar o diálogo e a história do jogo. Os resultados foram bastante interessantes, revelando um sistema que depende simultaneamente dos ficheiros de onde é retirado o diálogo, e de um sistema de personalidades que permite definir qual será o comportamento de qualquer objecto do jogo ou, pelo menos, como as outras personagens irão reagir. O produto final é uma ferramenta de bases sólidas que permite uma implementação relativamente simples de um sistema abrangente e adaptativo, com poucas falhas e apenas algumas questões de simplicidade de código.pt_PT
dc.description.abstractThis document details the study of an adaptive game design, through the development of a video game who pretends to implement just that. Adventure! The Paladin Order, which was initially planned to be developed as a full video game which had its emphasis on adaptive game design, had its purpose changed along the time of its development to a study and improvement of a framework that permitted a game to be developed as fully adaptive. This happened because of the inexperience of the author when developing video games, a lot of questions were presented when developing a solid base with a good portion of the time being spent on research and study of successful cases to inspire a solution that was easy to use and accessible to edit. Through this study a couple of games were researched for examples of adaptive design with trial and error resulting in the solutions found of the file-based dialogue, as well as the universal personality trait system which can be used for interaction with non-playable characters as well as for the combat system. In the end, despite the project being far from a complete game, it has its engine, its adaptive framework, developed and ready to be used with few sub-optimal issues such as minor bugs, and optimizations.pt_PT
dc.identifier.tid201754770
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8217
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectVideo jogospt_PT
dc.subjectDesign adaptativopt_PT
dc.subjectSistema de diálogos baseado em ficheirospt_PT
dc.subjectSistema de personalidadespt_PT
dc.subjectAdaptive game designpt_PT
dc.subjectDialogue systempt_PT
dc.subjectPersonality traitspt_PT
dc.subjectAdaptive combatpt_PT
dc.titleAdaptive Game Design Study of a fully adaptive frameworkpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt_PT

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