Repository logo
 
Publication

“Papagaio Colorido”? “Bola Saltitante”? “Construtor de Pontes”?: Como é que os professores de línguas descrevem o seu papel em contextos multilingues e multiculturais?

dc.contributor.authorBastos, Mónica
dc.contributor.authorSá, Maria Helena de Araújo e
dc.date.accessioned2013-06-14T08:52:33Z
dc.date.available2013-06-14T08:52:33Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNa era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político e educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desafio à escola, e sobretudo aos professores de línguas: formar cidadãos responsáveis, críticos, capazes de assumir o papel de mediadores interculturais, fomentando o desenvolvimento de uma competência de comunicação plurilingue e intercultural. Uma das questões que se pode colocar, face a este desafio, é a seguinte: como encaram os professores de línguas o seu papel enquanto promotores desta educação plurilingue e intercultural? Nesta comunicação, analisamos as representações de um grupo de professores de línguas (materna e estrangeiras) portugueses relativamente ao perfil e papel do professor de línguas num contexto de educação para a diversidade linguística e cultural. Propomo-nos comparar os dados relativos aos professores de Português Língua Materna com os relativos aos professores de Línguas Estrangeiras, de forma a identificar divergências e/ou convergências, assim como fatores que lhes poderão estar subjacentes, com o intuito de problematizar potenciais possibilidades e/ou constrangimentos relativamente à implementação de uma didática integrada das línguas.por
dc.identifier.doi10.34630/erei.vi1.3855pt_PT
dc.identifier.issn2182-6439
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/1713
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.subjectEnsinopor
dc.title“Papagaio Colorido”? “Bola Saltitante”? “Construtor de Pontes”?: Como é que os professores de línguas descrevem o seu papel em contextos multilingues e multiculturais?por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.titleE-Revista de Estudos Interculturaispor
oaire.citation.volume1por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files