Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
265.75 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Literacia da informação (LI) é definida como a capacidade que um indivíduo tem de perceber quando e como necessita de obter informação, onde encontrá-la, avaliá-la, usá-la e comunicá-la eticamente (CILIP, 2012).
Apresenta-se um Projeto de Formação, numa biblioteca escolar, realizado com turmas de 10º ano e cujos objetivos são dotar os alunos de competências de LI úteis para a realização de trabalhos académicos e tornar a biblioteca mais visível.
A metodologia adotada é a pesquisa-ação, sendo as técnicas de recolha de dados um questionário e uma entrevista. Procedeu-se a um estudo de utilizadores e foi concebido e aplicado um programa de formação para os alunos.
Os resultados da avaliação sobre LI, após a formação, são bons mas demonstram que a ação formadora deve ser continuada.
Assim, a LI deve ter uma integração explícita e formal no currículo, contando com a interação de alunos, docentes, bibliotecários e responsáveis pela Educação que viabilizem proativamente programas de LI.
Description
Keywords
Literacia da Informação Formação Biblioteca escolar Alunos Competências
Citation
Publisher
Imprensa da Universidade de Coimbra