Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Na onda da boa in/formação: a biblioteca escolar não é invisível e interage com os alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Na onda da boa informação_InesBraga_2020.pdf265.75 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Literacia da informação (LI) é definida como a capacidade que um indivíduo tem de perceber quando e como necessita de obter informação, onde encontrá-la, avaliá-la, usá-la e comunicá-la eticamente (CILIP, 2012). Apresenta-se um Projeto de Formação, numa biblioteca escolar, realizado com turmas de 10º ano e cujos objetivos são dotar os alunos de competências de LI úteis para a realização de trabalhos académicos e tornar a biblioteca mais visível. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, sendo as técnicas de recolha de dados um questionário e uma entrevista. Procedeu-se a um estudo de utilizadores e foi concebido e aplicado um programa de formação para os alunos. Os resultados da avaliação sobre LI, após a formação, são bons mas demonstram que a ação formadora deve ser continuada. Assim, a LI deve ter uma integração explícita e formal no currículo, contando com a interação de alunos, docentes, bibliotecários e responsáveis pela Educação que viabilizem proativamente programas de LI.

Description

Keywords

Literacia da Informação Formação Biblioteca escolar Alunos Competências

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Imprensa da Universidade de Coimbra

CC License

Altmetrics