Repository logo
 
Publication

Otimização dos Processos de Estiva em Portos Marítimos ? Parque de Contentores

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Teresa Ribeiro
dc.contributor.authorRocha, Nuno Miguel Patrício
dc.date.accessioned2023-12-19T11:37:51Z
dc.date.available2023-12-19T11:37:51Z
dc.date.issued2023-10-06
dc.description.abstractO transporte marítimo é um importante meio de deslocação que tem um papel vital na economia global, especialmente em Portugal, onde é responsável por 58,5% das mercadorias importadas e 50% das exportações. Nesta dissertação, é analisada a relação entre emissões de poluentes e navios em portos marítimos, destacando a importância da sustentabilidade na indústria marítima. O estudo aborda desafios de otimização nas operações portuárias, apresentando um modelo matemático de otimização para a sua resolução. Os resultados mostram uma redução significativa no tempo de espera e nas operações dos navios, além de uma diminuição notável nas emissões de gases de efeito estufa. Como trabalhos futuros são sugeridas melhorias no modelo, a integração de inteligência artificial, análises económicas mais abrangentes e avaliação da sustentabilidade global. Conclui-se que a procura pela sustentabilidade na indústria marítima não só reduz as emissões, mas também promove operações mais eficientes e responsáveis, apontando para um equilíbrio entre eficiência operacional e responsabilidade ambiental.pt_PT
dc.description.abstractMaritime transportation is a crucial mean of travel with a vital role in the global economy, especially in Portugal, where it accounts for 58.5% of imports and 50% of exports. This dissertation examines the relationship between pollutant emissions and ships in maritime ports, emphasizing the significance of sustainability in the maritime industry. The study addresses optimization challenges in port operations, introducing an optimization mathematical model for resolution. The results demonstrate a substantial reduction in waiting times and ship operations, along with a notable decrease in greenhouse gas emissions. Future work includes model improvements, integration of artificial intelligence, comprehensive economic analyses, and global sustainability assessments. It concludes that the pursuit of sustainability in the maritime industry not only reduces emissions but also fosters more efficient and responsible operations, aiming for a balance between operational efficiency and environmental responsibility.pt_PT
dc.identifier.tid203414306pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24269
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLogisticspt_PT
dc.subjectContainer Terminal Operationspt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.subjectBerth Allocation Problempt_PT
dc.subjectQuay Crane Scheduling Problempt_PT
dc.titleOtimização dos Processos de Estiva em Portos Marítimos ? Parque de Contentorespt_PT
dc.title.alternativeOptimization of Stevedoring Processes in Seaports ? Container Terminalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEngenharia Mecânicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_4896_v2.pdf
Size:
4.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: