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Modelização de tarifas de energia elétrica para veículos elétricos

dc.contributor.advisorRamos, Sérgio Filipe Carvalho
dc.contributor.authorFonseca, Carlos Alexandre Oliveira da
dc.date.accessioned2020-04-02T14:38:39Z
dc.date.available2020-04-02T14:38:39Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA continua evolução do número de Veículos Elétricos (VEs) como meio de transporte das pessoas é uma tendência que veio para ficar e se perpetuará nos anos que se avizinham nos países mais desenvolvidos. Uma grande preocupação dos operadores dos sistemas elétricos e dos comercializadores de energia prende-se com o comportamento de carregamento dos VEs, uma vez que estes podem influenciar a operação do sistema e consequentemente o preço da energia. Na verdade, o carregamento descoordenado dos VEs, conhecido como dumb charge, pode levar a problemas de congestionamento e tensão principalmente ao nível da rede de distribuição de média e baixa tensão. Neste sentido, os operadores de sistema têm vindo a estudar medidas que levem ao carregamento inteligente dos VEs, de forma a mitigar o impacto negativo que os VEs podem causar no sistema. Em paralelo, os operadores de sistema e comercializadores de energia podem beneficiar com a flexibilidade dos VEs. O operador do sistema tem interesse em escalonar o carregamento dos VEs para períodos em que não haja perigo de problemas de congestionamento e tensão. Similarmente, os comercializadores de energia pretendem que os VEs carreguem nos períodos de menor custo de energia, evitando a compra de energia em períodos mais dispendiosos. Neste contexto, esta dissertação aborda o problema de modelação de tarifas de energia horárias com vista a incentivar a mudança do comportamento do carregamento dos VEs. Mais precisamente, diferentes tarifas elétricas são modeladas com base na relação entre a geração de energia renovável, consumo de energia e o preço do mercado de energia. O caso de estudo usa a Dinamarca como referência, tirando partido da disponibilidade de informação necessária para a correta modelação de tarifas horárias. Uma das mais importantes contribuições desta dissertação reside na modelação de diferentes perfis de condução e de uso dos VEs (nomeadamente, diária, comercial e viagem única) considerando o comportamento dos utilizadores dos VEs através de uma escala de ansiedade que modela o comportamento dos utilizadores face ao preço de energia. Mais precisamente, o comportamento dos utilizadores é representado por um termo socioeconómico capaz de definir a ansiedade dos utilizadores dos VEs face ao valor horário da tarifa elétrica. Uma importante conclusão deste trabalho é a conceção adequada de tarifas horárias de energia com vista a reduzir os custos de energia quer para o utilizador do VE e potencialmente para o comercializador de energia. Mais precisamente, os comercializadores de energia e operadores de sistema podem utilizar a ferramenta desenvolvida para modelar esquemas tarifários que sejam capazes de suavizar a produção intermitente de fontes renováveis, bem como mover a carga de períodos de pico para períodos de vazio.pt_PT
dc.description.abstractThe introduction of Electric Vehicles (EVs) as the mean of transportation is a trend that will prevail in the next years in the developed countries. The charging behavior of EVs is a key concern to system operators and retailers as it can affect the network operation and also the energy price. In fact, the uncontrolled charging of EVs, known as dumb charge, can lead to congestion and voltage problems in the network, especially at the distribution level. In this way, system operators are looking for ways to motivate the smart charging of EVs in order to mitigate their negative impact in the system. In parallel, system operators and retailers may profit from the handling of EVs as flexible loads. The former has interest to move their charging into periods without congestion and voltage problems. Similarly, the latter wants them to only charge at periods when energy is cheaper. In this scope, this dissertation addresses the problem by modelling a real-time tariff to encourage flexible EVs charging owners to charge in convenient periods. More precisely, different electricity tariffs are proposed based on the relation between renewable power generation, load consumption and spot price of the energy market. The tool developed uses Denmark as showcase, taking advantage of the easy access of information needed to develop the proposed tariffs in real-time context. One of the main contributions of this dissertation is the modelling of different profiles of EVs usage (e.g., commute, commercial and single trip behaviors) under different scales of users’ sensibility to the electricity prices. More precisely, a socioeconomic term that defines the anxiety of EVs users’ to be responsive to the tariffs is proposed. An important conclusion of this work is that a proper real-time tariff design can reduce the energy costs for the EVs and potentially to the retailer. More precisely, retailers and system operators can use this tool to model tariffs schemes that smooth the intermittent production of renewable energy, as well as to shift the consumption from peak to off-peak hours.pt_PT
dc.identifier.tid202467694pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15715
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCusto de oportunidadept_PT
dc.subjectGeração renovávelpt_PT
dc.subjectPerfis de conduçãopt_PT
dc.subjectTarifas horárias de energiapt_PT
dc.subjectVeículo elétricopt_PT
dc.subjectElectric vehiclept_PT
dc.subjectDriving patternspt_PT
dc.subjectOpportunity costpt_PT
dc.subjectReal-time tariffpt_PT
dc.subjectRenewable generationpt_PT
dc.titleModelização de tarifas de energia elétrica para veículos elétricospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energiapt_PT

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