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Abstract(s)
Outsourcing is a management strategy through which an organization transfers work, responsibilities and decision power to an external source.
In the present scenario of global competitiveness, where firms have to react more quickly to changes in markets, outsourcing stands out as a strategy that, if adequately used by the organizations, can leverage the differentiation between one firm and its competitors.
The growing use of outsourcing as a management strategy by organizations, results from the maturity reached in their use by organizations and an increase of the offer by service providers. With the increasing use of outsourcing, the complexity and the risk associated have also risen.
Understanding the perspective of the customer and of the service provider and the outsourcing processes framework should contribute to a success of the customer / service provider relationship and enhance the benefits and reduce their risks. In this work, there is a contextualization of outsourcing, different methods for managing the outsourcing process from the customer's and the service provider perspective are discussed, and a methodology for managing the outsourcing process from the perspective of the service provider is proposed.
The methodological approach used in this work was the case study. The case study discusses an initiative to outsource a process of bottling and packaging in the Port Wine industry.
In this study it was concluded that the methodology proposed is suitable for the management of the outsourcing process by the service provider.
O outsourcing Ć© uma estratĆ©gia de gestĆ£o atravĆ©s da qual uma organização transfere trabalho, responsabilidades e poder de decisĆ£o para um parceiro externo. No cenĆ”rio actual de competitividade global, em que as empresas tĆŖm que reagir cada vez mais rapidamente Ć s mudanƧas nos mercados, o outsourcing afirma-se como uma estratĆ©gia que, sendo eficazmente utilizada pelas organizaƧƵes, poderĆ” alavancar a diferenciação entre uma organização e os seus concorrentes. O crescimento da utilização do outsourcing enquanto estratĆ©gia de gestĆ£o das organizaƧƵes, resulta da maturidade alcanƧada no seu uso por parte das organizaƧƵes e do aumento das soluƧƵes que as empresas fornecedoras disponibilizam. Com o crescente recurso ao outsourcing pelas organizaƧƵes, a complexidade do mesmo e o risco associado tambĆ©m tĆŖm aumentado. A compreensĆ£o das perspectivas do cliente, do fornecedor e das metodologias de gestĆ£o de processos de outsourcing deve contribuir para o sucesso da relação cliente/fornecedor e potenciar os seus benefĆcios e diminuir os seus riscos. No presente trabalho faz-se um enquadramento do outsourcing, discutem-se diferentes metodologias para a gestĆ£o do processo de outsourcing na perspectiva do cliente e na perspectiva do fornecedor de serviƧos e propƵe-se uma metodologia para a gestĆ£o do processo de outsourcing na perspectiva do fornecedor. A abordagem metodológica utilizada foi o caso de estudo. O estudo de caso aborda uma iniciativa de outsourcing de um processo de engarrafamento e embalagem no sector do Vinho do Porto. Do estudo realizado, foi possĆvel concluir que a metodologia desenvolvida Ć© adequada para a gestĆ£o do processo de outsourcing pelo fornecedor de serviƧos.
O outsourcing Ć© uma estratĆ©gia de gestĆ£o atravĆ©s da qual uma organização transfere trabalho, responsabilidades e poder de decisĆ£o para um parceiro externo. No cenĆ”rio actual de competitividade global, em que as empresas tĆŖm que reagir cada vez mais rapidamente Ć s mudanƧas nos mercados, o outsourcing afirma-se como uma estratĆ©gia que, sendo eficazmente utilizada pelas organizaƧƵes, poderĆ” alavancar a diferenciação entre uma organização e os seus concorrentes. O crescimento da utilização do outsourcing enquanto estratĆ©gia de gestĆ£o das organizaƧƵes, resulta da maturidade alcanƧada no seu uso por parte das organizaƧƵes e do aumento das soluƧƵes que as empresas fornecedoras disponibilizam. Com o crescente recurso ao outsourcing pelas organizaƧƵes, a complexidade do mesmo e o risco associado tambĆ©m tĆŖm aumentado. A compreensĆ£o das perspectivas do cliente, do fornecedor e das metodologias de gestĆ£o de processos de outsourcing deve contribuir para o sucesso da relação cliente/fornecedor e potenciar os seus benefĆcios e diminuir os seus riscos. No presente trabalho faz-se um enquadramento do outsourcing, discutem-se diferentes metodologias para a gestĆ£o do processo de outsourcing na perspectiva do cliente e na perspectiva do fornecedor de serviƧos e propƵe-se uma metodologia para a gestĆ£o do processo de outsourcing na perspectiva do fornecedor. A abordagem metodológica utilizada foi o caso de estudo. O estudo de caso aborda uma iniciativa de outsourcing de um processo de engarrafamento e embalagem no sector do Vinho do Porto. Do estudo realizado, foi possĆvel concluir que a metodologia desenvolvida Ć© adequada para a gestĆ£o do processo de outsourcing pelo fornecedor de serviƧos.
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Keywords
in-house outsourcing engarrafamento bottling