Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.83 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Outsourcing is a management strategy through which an organization transfers work, responsibilities and decision power to an external source.
In the present scenario of global competitiveness, where firms have to react more quickly to changes in markets, outsourcing stands out as a strategy that, if adequately used by the organizations, can leverage the differentiation between one firm and its competitors.
The growing use of outsourcing as a management strategy by organizations, results from the maturity reached in their use by organizations and an increase of the offer by service providers. With the increasing use of outsourcing, the complexity and the risk associated have also risen.
Understanding the perspective of the customer and of the service provider and the outsourcing processes framework should contribute to a success of the customer / service provider relationship and enhance the benefits and reduce their risks. In this work, there is a contextualization of outsourcing, different methods for managing the outsourcing process from the customer's and the service provider perspective are discussed, and a methodology for managing the outsourcing process from the perspective of the service provider is proposed.
The methodological approach used in this work was the case study. The case study discusses an initiative to outsource a process of bottling and packaging in the Port Wine industry.
In this study it was concluded that the methodology proposed is suitable for the management of the outsourcing process by the service provider.
O outsourcing é uma estratégia de gestão através da qual uma organização transfere trabalho, responsabilidades e poder de decisão para um parceiro externo. No cenário actual de competitividade global, em que as empresas têm que reagir cada vez mais rapidamente às mudanças nos mercados, o outsourcing afirma-se como uma estratégia que, sendo eficazmente utilizada pelas organizações, poderá alavancar a diferenciação entre uma organização e os seus concorrentes. O crescimento da utilização do outsourcing enquanto estratégia de gestão das organizações, resulta da maturidade alcançada no seu uso por parte das organizações e do aumento das soluções que as empresas fornecedoras disponibilizam. Com o crescente recurso ao outsourcing pelas organizações, a complexidade do mesmo e o risco associado também têm aumentado. A compreensão das perspectivas do cliente, do fornecedor e das metodologias de gestão de processos de outsourcing deve contribuir para o sucesso da relação cliente/fornecedor e potenciar os seus benefícios e diminuir os seus riscos. No presente trabalho faz-se um enquadramento do outsourcing, discutem-se diferentes metodologias para a gestão do processo de outsourcing na perspectiva do cliente e na perspectiva do fornecedor de serviços e propõe-se uma metodologia para a gestão do processo de outsourcing na perspectiva do fornecedor. A abordagem metodológica utilizada foi o caso de estudo. O estudo de caso aborda uma iniciativa de outsourcing de um processo de engarrafamento e embalagem no sector do Vinho do Porto. Do estudo realizado, foi possível concluir que a metodologia desenvolvida é adequada para a gestão do processo de outsourcing pelo fornecedor de serviços.
O outsourcing é uma estratégia de gestão através da qual uma organização transfere trabalho, responsabilidades e poder de decisão para um parceiro externo. No cenário actual de competitividade global, em que as empresas têm que reagir cada vez mais rapidamente às mudanças nos mercados, o outsourcing afirma-se como uma estratégia que, sendo eficazmente utilizada pelas organizações, poderá alavancar a diferenciação entre uma organização e os seus concorrentes. O crescimento da utilização do outsourcing enquanto estratégia de gestão das organizações, resulta da maturidade alcançada no seu uso por parte das organizações e do aumento das soluções que as empresas fornecedoras disponibilizam. Com o crescente recurso ao outsourcing pelas organizações, a complexidade do mesmo e o risco associado também têm aumentado. A compreensão das perspectivas do cliente, do fornecedor e das metodologias de gestão de processos de outsourcing deve contribuir para o sucesso da relação cliente/fornecedor e potenciar os seus benefícios e diminuir os seus riscos. No presente trabalho faz-se um enquadramento do outsourcing, discutem-se diferentes metodologias para a gestão do processo de outsourcing na perspectiva do cliente e na perspectiva do fornecedor de serviços e propõe-se uma metodologia para a gestão do processo de outsourcing na perspectiva do fornecedor. A abordagem metodológica utilizada foi o caso de estudo. O estudo de caso aborda uma iniciativa de outsourcing de um processo de engarrafamento e embalagem no sector do Vinho do Porto. Do estudo realizado, foi possível concluir que a metodologia desenvolvida é adequada para a gestão do processo de outsourcing pelo fornecedor de serviços.
Description
Keywords
in-house outsourcing engarrafamento bottling