Publication
Quais os motivos do insucesso de algumas crianças na aprendizagem musical? Motivação e Flow Theory
dc.contributor.author | O′Neill, Susan | |
dc.date.accessioned | 2013-12-18T14:56:41Z | |
dc.date.available | 2013-12-18T14:56:41Z | |
dc.date.issued | 1999 | |
dc.description.abstract | Este artigo aborda a natureza da motivação na sua relação com a aprendizagem musical. Um dos objectivos principais é problematizar a questão das diferenças no sucesso da aprendizagem musical quando nos encontramos perante indivíduos com níveis aparentemente semelhantes de capacidade e potencial musicais. Começa por apresentar um conjunto de modelos teóricos que oferecem uma visão acerca das razões que podem explicar as variações e mudanças na motivação. Refere-se investigação recente que sugere que os processos motivacionais não são pré-determinados mas podem ser aprendidos e que os indivíduos, para atingir níveis elevados de sucesso, necessitam de uma focagem no processo por oposição a uma focagem no produto. São introduzidos e explorados processos cognitivos fundamentais relacionados com a aprendizagem musical (por exemplo, comportamento au to-regulado, papel da motivação intrínseca e extrínseca) . Como conclusão, sugerem-se algumas práticas específicas para que os professores possam reflectir acerca da melhor forma de encorajar e aumentar a motivação dos seus alunos para aprender música. | |
dc.identifier.doi | 10.26537/rmpe.v0i1.2394 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/3119 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto | por |
dc.relation.ispartofseries | Revista Música, Psicologia e Educação; Nº1 | |
dc.relation.publisherversion | https://parc.ipp.pt/index.php/rmpe/article/view/2394 | pt_PT |
dc.title | Quais os motivos do insucesso de algumas crianças na aprendizagem musical? Motivação e Flow Theory | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 43 | por |
oaire.citation.startPage | 35 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |