Repository logo
 
Publication

Transporte internacional de mercadorias: alternativas intermodais

dc.contributor.advisorPereira, Maria Teresa Ribeiro
dc.contributor.authorSoares, Miguel Carlos Moreira
dc.date.accessioned2022-02-01T15:04:33Z
dc.date.available2022-02-01T15:04:33Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNo âmbito do estágio curricular realizado na DSV Transitários, surgiu a oportunidade de ser inserido no departamento de ROAD (Rodoviário Internacional) no qual foi proporcionado a oportunidade de desempenhar funções de Operacional de Tráfego Rodoviário Internacional. Assim sendo, surgiu o desafio e objetivo de integrar na equipa de operacionais ROAD da DSV de forma a contribuir na rotina diária da empresa tal como identificar os pontos que necessitem de melhoria. Após obtido o objetivo principal de integrar na equipa e desempenhar as funções diárias de freight forwarder, consistindo em controlar o tráfego dos países escandinavos, desde contactar clientes, procurar (se necessário) soluções para mercadorias, organizar a recolha no cliente, tratar do processo de expedição e garantir que a mercadoria fosse expedida, começou a procura de como melhorar as tarefas e soluções apresentadas aos clientes. Discutido três alternativas, otimização do Excel para facilitar as tarefas diárias, estudar o real aproveitamento do reboque e sua otimização e por fim a possibilidade de intermodalidade, mais em concreto o short-sea. Foi decidido que a melhor solução para a empresa seria a opção de transporte intermodal, short-sea, na exportação Suécia Utilizado a metodologia de MCDA, PROMOTHEE, na escolha de alternativas, foi concluído que a melhor alternativa será a Alternativa 1, apesar de não apresentar uma diferença grande no custo, é a que apresenta a menor diferença no tempo de trânsito, algo crucial para os clientes para além do custo.pt_PT
dc.description.abstractUnder the curricular internship held at DSV, arose the opportunity of being inserted in the ROAD (International Road) department, where it was given the chance of exerting the functions of a Road Traffic Operational. Therefore, arose the challenge to be integrated on to the DSV ROAD Operational team to contribute to the company’s daily routine, such as identifying the point that may need improvement. After achieving the main objective of integrating in the sector and performing the daily functions of a freight forwarder, consisting of controlling the traffic of Scandinavian countries, from contacting customers, looking (if necessary) for solutions for the merchandise, organizing the collect at the client, handling the process of shipping and ensuring said shipping, began the search on how to improve the tasks and solutions presented to clients. After discussing three alternatives, Excel optimization to reduce time executed on daily tasks, study the real use of the trailer and its optimization and final the possibility of intermodality, more specifically short-sea, it was noted that there the best solution besides the usual ROAD would be short-sea shipping or the use of a freight train, intermodal transportation more specifically for Sweden exportation. For the choosing of the best alternative, an MCDA methodology was used, PROMOTHEE. It was concluded that the best alternative is “Alternativa 1” although it does not present a big difference in cost, it’s the one with the smallest difference in transit time, a crucial factor for the clients apart from the cost.pt_PT
dc.identifier.tid202796957pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19725
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLogísticapt_PT
dc.subjectShort-Sea Shippingpt_PT
dc.subjectTransporte Intermodalpt_PT
dc.subjectDistribuiçãopt_PT
dc.subjectTransporte Rodoviáriopt_PT
dc.subjectLogisticspt_PT
dc.subjectIntermodal Transportationpt_PT
dc.subjectDistributionpt_PT
dc.subjectRoad Transportationpt_PT
dc.titleTransporte internacional de mercadorias: alternativas intermodaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica - Gestão Industrialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_MiguelSoares_2021_MEM.pdf
Size:
3.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission