Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Indústria 4.0 no setor automóvel - desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para os concessionários automóveis

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_RubenBessa_2021_MEM.pdf4.27 MBAdobe PDF Download
license (2).txt1.74 KBLicense Download

Abstract(s)

O conceito de indústria 4.0 veio para ficar e promete revolucionar de forma transversal as Indústrias no seu geral. Além de proporcionar melhorias nos processos organizacionais e produtivos das empresas, permite também uma maior clarividência na tomada de decisão, contribuindo com variadíssimas ferramentas e soluções para que tal ocorra. Dada a importância do setor automóvel, este não ficou alheio aos pilares da Indústria 4.0 e tem vindo a reunir esforços para efetivar a mudança de paradigma. Os concessionários automóveis, uma parte muito importante do setor, podem também vir a beneficiar com a implementação dos conceitos e esta dissertação tem como objetivo implementar uma ferramenta de apoio à decisão, tendo por base os conceitos da Indústria 4.0, nomeadamente a simulação e a dinâmica de sistemas, que permita avaliar quais são os parâmetros que influenciam a venda de automóveis em Portugal e com isso perceber os potenciais ganhos económicos para as empresas do setor, em função da estratégia socioeconómica, da missão e dos valores de cada uma. Para modelar o sistema de apoio à decisão, realizaram-se várias entrevistas a responsáveis pelo setor comercial dos automóveis de diferentes concessionários, permitindo assim parametrizar o modelo de acordo com os fatores de maior influência, tendo sido também avaliada toda a literatura existente sobre esta temática. Por fim, a análise dos resultados obtidos permitiu ponderar sobre as políticas comerciais dos concessionários, sobre a validade do modelo e quais os ajustes a efetuar para que as mesmas tenham o máximo de rentabilidade para a empresa.
The concept of industry 4.0 is here to stay and promises to revolutionize across industries in general. In addition to providing improvements in the companies’ organizational and production processes, it also allows for greater clarity in decisionmaking, contributing with a wide range of tools and solutions for this to occur. Given the importance of the automotive sector, it was not strange to the pillars of industry 4.0 and has been joining forces to make this paradigm shift happen. Car dealerships, a very important part of the sector, can also benefit from the implementation of the concepts and this dissertation aims to implement a decision support tool, based on the concepts of industry 4.0, which allows to assess which are the parameters that influence the sale of cars in Portugal and thus bring potential economic gains to companies in the sector, depending on the socio-economic strategy, mission and values of each one. To model the decision support system, several interviews were carried out with those responsible for the commercial sector of automobiles from different dealers, thus allowing the model to be parameterized according to the factors of greatest influence, and all existing literature on this subject was also evaluated. Finally, the analysis of the results obtained allowed us to consider the commercial policies of the concessionaires and what adjustments to make so that they have maximum profitability for the company.

Description

Keywords

Indústria 4.0 Setor automóvel Simulação Dinâmica de sistemas Ferramenta de apoio à decisão Concessionários automóveis Industry 4.0 Automotive sector Simulation System dynamics Decision support tool Car dealerships

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue