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Abordagem à especificação e verificação de requisitos: Caso de estudo em Updates via Over the Air
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | |
| datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | |
| dc.contributor.advisor | Pereira, David Miguel Ramalho | |
| dc.contributor.advisor | Pinho, Luís Miguel Rosário da Silva | |
| dc.contributor.author | CARVALHO, ANAISA CRISTINA PEREIRA | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T10:56:19Z | |
| dc.date.available | 2025-11-11T10:56:19Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-09 | |
| dc.description.abstract | Modern vehicles rely on increasingly complex embedded software to deliver advanced features in performance, safety, and connectivity. In automotive software development, a precise requirement specification is essential to manage complexity and ensure reliability throughout the life cycle. Although natural language has been standard for documenting requirements, it often introduces ambiguity and misinterpretation. This thesis focuses on investigating the advantages of adopting formal requirements engineering over natural language approaches within the automotive field, using the Formal Requirements Elicitation Tool (FRET) tool and taking as use case a representative set of requirements of an Over-the-Air (OTA) updates project derived from the automotive industry. This analysis highlights how FRET improves clarity when eliciting, managing, analysis, and verifying requirements, thus serving as a strong asset for reducing errors in later development phases, which is specially important in critical projects. This work also provides evidence of the tangible benefits of formal techniques for the specification, analysis, and verification of vehicle software requirements, but also highlights that tools such as FRET still require formal logic training and, given the niche nature of the tool, that users maintain regular interaction with the developers in order to be aware of features that are fundamental for better usage of the tool, however that still remain undocumented in the literature. | eng |
| dc.description.abstract | Os veículos modernos estão cada vez mais dependentes de uma elevada integração de software para oferecer recursos mais complexos relativamente ao desempenho, segurança e à conectividade do veículo. O desenvolvimento de software para a indústria automóvel requer que seja realizada uma especificação precisa dos requisitos, de forma a gerir a complexidade dos mesmos e garantindo uma elevada confiabilidade para toda a vida útil do veiculo. Embora o uso de linguagem natural seja o padrão para a escrita de requisitos, esta também introduz ambiguidade e leva a interpretações erradas dos mesmos. Esta tese investiga principalmente as vantagens de adoptar a utilização de uma linguagem formal para a escrita de requisitos em detrimento do uso de uma linguagem natural, focando esta aplicabilidade na industria automóvel. Este estudo tem como foco a adopção da ferramenta Formal Requirements Elicitation Tool (FRET) e o conjunto de requisitos em análise provem de um projeto de atualizações Over-the-Air (OTA) na industria automóvel. Esta análise pretende destacar como o FRET evidencia a clareza, gestão, análise e verificação requisitos desde a sua eliciação. Este recurso permite a redução de erros que apenas seriam encontrados em fases posteriores do desenvolvimento, e é esta mitigação que torna o uso deste tipo de ferramentas especialmente importante em projetos críticos. Este trabalho também apresenta evidências relativas aos benefícios da utilização de técnicas formais para a especificação, análise e verificação dos requisitos de software para veículos, mas também destaca que ferramentas como o FRET ainda exigem uma formação nos tópicos de lógica formal. Dado que o FRET ainda é uma ferramenta em desenvolvimento, é necessário que os utilizadores da mesma criem uma interação regular com os desenvolvedores, a fim de estarem cientes de recursos fundamentais para uma melhor utilização de todas as capacidades do FRET, que ainda não se encontram documentadas na literatura da mesma. | por |
| dc.identifier.tid | 204032733 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30804 | |
| dc.language.iso | eng | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Over-The-Air | |
| dc.subject | requirements engineering | |
| dc.subject | formal requirements | |
| dc.subject | natural requirements | |
| dc.subject | FRET | |
| dc.title | Abordagem à especificação e verificação de requisitos: Caso de estudo em Updates via Over the Air | |
| dc.title.alternative | An approach towards rigorous specification and verification of requirements: Case study of Over the Air Updates | eng |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos |
