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Abstract(s)
Nesta dissertação, numa primeira fase, é efetuado um estudo ao estado da arte da qualidade de
energia elétrica e do volante de inércia mais conhecido por flywheel. Como primeiro tópico da
primeira fase é efetuado um estudo das perturbações possíveis, baseado na sua forma de onda,
são representadas graficamente as diversas perturbações, é efetuada uma análise das possíveis
causas para cada perturbação e por fim, também são apresentadas as possíveis soluções para as
mesmas perturbações. Como possíveis soluções, são apresentados os vários sistemas de
armazenamento nomeadamente, UPS (fonte de alimentação ininterrupta), volantes de inércia,
entre outros sistemas. No segundo tópico é efetuada uma introdução ao sistema flywheel,
apresentando alguns aspetos importantes, tais como as várias vantagens do seu uso como
sistema de armazenamento de energia, diferentes tipos de aplicações, sua constituição (formas,
tipos de matérias, máquina elétrica, entre outros) e são apresentados também os diferentes
tipos de aplicações, utilizando‐a como sistema de armazenamento.
A segunda fase é dedicada às equações fundamentais para o desenvolvimento duma flywheel.
Neste caso são apresentadas várias equações para o cálculo da energia armazenada, momento
de inércia, tensões, entre muitas outras equações essenciais.
Na terceira fase é efetuada uma comparação entre diversos sistemas de armazenamento de
energia, usando tanto a tecnologia flywheel como baterias tradicionais. Esta comparação foi
realizada em três categorias, 150 kVA, 600 kVA e 1200 kVA. Em cada categoria é realizada uma
comparação entre diversos fatores tais como: peso, custos, dimensões, limitações, regulações
possíveis e questões ambientais.
Como quarta fase, é apresentado um modelo de uma draga utilizando o sistema flywheel como
armazenamento de energia. Neste modelo é apresentada a flywheel como solução, uma vez que
armazena a energia recuperada dos processos eletromecânicos que necessitam de absorver
grandes quantidades de energia. Desta forma, consegue‐se uma redução no consumo de
energia. Os resultados da simulação mostram uma redução de 25% de energia e uma redução
entre 80% a 90% em todas as categorias de emissões.
Description
Keywords
Perturbações na QEE Tecnologias de armazenamento Flywheel
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto