Repository logo
 
Publication

Envolver os alunos produtivamente em aulas de física e química durante uso de simulações computacionais: Dois professores com mediações distintas e uso distinto das simulações

dc.contributor.authorLopes, J. Bernardino
dc.contributor.authorCunha, Ana Edite
dc.contributor.authorSantos, Carla A.
dc.contributor.authorSaraiva, Elisa
dc.contributor.authorCravino, J. Paulo
dc.contributor.authorDinis, Fernanda
dc.date.accessioned2015-06-16T10:44:11Z
dc.date.available2015-06-16T10:44:11Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNeste trabalho, pretende-se identificar e descrever as características da mediação do professor determinantes para promover o envolvimento produtivo dos alunos, durante o uso de simulações computacionais (SC). São apresentados resultados com base no estudo de aulas lecionadas por dois professores de física e química, com a mesma experiência profissional, mas diferente experiência de integração de investigação didática nas suas práticas de ensino. Os resultados permitem compreender as condições fundamentais para os alunos se envolverem produtivamente nas tarefas, as principais diferenças entre a mediação de professores com experiência de integração de resultados de investigação didática nas práticas de ensino. São ainda discutidos os fatores que influenciam o uso de SC em contexto de aula.por
dc.description.abstractIn this work, we intend to identify and describe the characteristics of teacher mediation that are determinant to promote students productive engagement, while using computer simulations (CS). Results are presented based on the study of classes taught by two teachers of physics and chemistry, with similar professional experience, but different experience integrating educational research in their teaching practices. The results allow us to understand the fundamental conditions for students to engage productively in the tasks, the main differences between the mediation of teachers with experience integrating research results in teaching practices. The factors that influence the use of CS in the classroom context are also discussed.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6305
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectmediação do professorpor
dc.subjectenvolvimento produtivo dos alunospor
dc.subjectsimulações computacionaispor
dc.subjectpráticas de ensinopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectteacher mediationpor
dc.subjectstudents’ productive engagementpor
dc.subjectcomputers simulationspor
dc.subjectteaching practicespor
dc.subjectlearningpor
dc.titleEnvolver os alunos produtivamente em aulas de física e química durante uso de simulações computacionais: Dois professores com mediações distintas e uso distinto das simulaçõespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage137por
oaire.citation.issue2por
oaire.citation.startPage121por
oaire.citation.titleRevista do Centro de Investigação e Inovação em Educaçãopor
oaire.citation.volume2por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sensos 4 - Envolver os alunos produtivamente em aulas de Física.pdf
Size:
314.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: