Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Implementação de cursos em regime de e-learning em ambiente hospitalar. A MEDUCA como suporte

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_HugoAntunes_2010_MEI.pdf2.97 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A sociedade moderna encontra-se numa evolução progressiva e constante no que respeita Ć s novas tecnologias. Independentemente da Ć”rea de conhecimento, Ć© de senso comum, que cada vez mais Ć© necessĆ”ria formação sólida, sendo fundamental a preparação e a consolidação das futuras geraƧƵes na utilização das novas tecnologias. As plataformas de e-learning sĆ£o hoje em dia uma realidade mais que afirmada, e com aplicação em todos os sectores de actividade. A Ć”rea da saĆŗde nĆ£o foge Ć  regra, verificando-se que os seus profissionais evidenciam falta de disponibilidade para participação nas formaƧƵes presenciais, fundamentais para o seu processo de formação contĆ­nua (LLL – Long Liffe Learning). Estes profissionais necessitam de estar continuamente actualizados, de forma a melhor poderem contribuir para o desempenho das suas funƧƵes, como o aconselhamento dos utentes, acompanhamento de doentes crónicos, uso correcto dos medicamentos, entre outros. O presente trabalho pretende implementar em ambiente hospitalar o modelo de formação Ć  distĆ¢ncia em regime de e-learning ou b-learning, identificando potenciais vantagens e constrangimentos inerentes ao processo. Para o efeito, serĆ” utilizada a plataforma MEDUCA criada pelo GILT-ISEP e baseada em Moodle, como uma plataforma destinada Ć” formação para profissionais da Ć”rea da SaĆŗde. Esta dissertação apresenta uma investigação sobre a implementação da dita plataforma em ambiente hospitalar. Esta dissertação apresenta todo o estudo/trabalho desenvolvido para a implementação da plataforma MEDUCA nalgumas entidades contactadas da Ć”rea da saĆŗde. Espera-se que esta ferramenta ofereƧa uma alternativa interactiva de educação e aprendizagem, visando melhorar constantemente o nĆ­vel formativo de cada profissional de saĆŗde.
Modern society is under a progressive and constant evolution in what concerns new technologies. Whatever the knowledge area is, it is common sense that not only a solid training is necessary but also the preparation and consolidation of the future generations in the usage of new technologies is fundamental. Currently, the e-learning platforms are a settled reality, applicable in all activity sectors. The health area is not an exception; however, there is a lack of availability from its professionals to participate in presential training sessions, which are fundamental to the continuous training process (LLL – Long Life Learning). These professionals need to be constantly updated, in order to better contribute to its functions’ performance, such as the users counselling, the chronic patients monitoring, the correct use of medicines, among others. This essay pretends to implement in a hospital environment the distance learning in an elearning or b-learning model, identifying potential advantages and constraints inherent to the process. For this effect, it will be used MEDUCA platform, created by GILT-ISEP and based on Moodle, as a platform aimed to the health professionals training. This essay presents an investigation on the implementation of the above mentioned platform in a hospital environment. It is also presented the whole study/work developed to the implementation of MEDUCA platform in some contacted health entities. It is expected that this tool offers an educational and learning alternative, which goal is to constantly improve the training level of each health professional.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto PolitƩcnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto

CC License