Publication
A sequência de fotos no vídeo documental e a receção de tempo e silêncio
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Mattos, Marcelo Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T12:27:21Z | |
dc.date.available | 2024-02-09T12:27:21Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Uma vez que a fotografia tem a capacidade de imobilizar o sujeito fotografado no tempo, é-lhe sistematicamente atribuído o poder de matar e de ressuscitar. Sabendo que a realização do vídeo documental se suporta, frequentemente, na imagem fotografada, ainda que esta não busque o movimento iminente dos sujeitos ou dos objetos, mas a fugacidade do instante prévio, síncrono ou póstumo ao acontecimento, considerámo-la capaz de captar, para além do sucedido, a fugaz imagem especular da alma do sujeito ou do objeto. As mãos e os olhos dos sujeitos são frequentemente produtores de expressões sinérgicas, capazes de falar retoricamente e agarrar o poder de construir o conhecimento do mundo através da legibilidade do silêncio. Neste trabalho, pretendemos sistematizar os objetivos que o cinema, suportado em fotografias com voz pós-síncrona, pode cumprir através da manipulação do silêncio, do ruído coerente e incoerente com a imagem e da voz-off e analisar a gestão da voz pós-síncrona enquanto estratégia retórica disponível para as ‘sound-bridges’ entre as fotografias e a instrução verbal mandatória sobre o processamento visual das imagens fixas. Escolhemos as masseiras, um terreno agrícola escavado abaixo da linha do horizonte, fugitivo do vento e do sal do mar e, nesta perspetiva, propomos a realização de um documentário sobre as masseiras, suportado pela fotografia fixa e pelo som síncrono entre a imagem parada no tempo e a voz e o vento que recuperaram a vida, trazendo através da sequência cinematográfica e do som não a ação, mas o tempo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2975-8521 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25011 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | AO NORTE | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.ao-norte.com/cinemas/01/cinemas01-Adriana-Baptista.pdf | pt_PT |
dc.subject | Fotografia | pt_PT |
dc.subject | Vídeo | pt_PT |
dc.subject | Som | pt_PT |
dc.subject | Silêncio | pt_PT |
dc.subject | Voz | pt_PT |
dc.title | A sequência de fotos no vídeo documental e a receção de tempo e silêncio | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 84 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 62 | pt_PT |
oaire.citation.title | Cinemas - Cinema | Educação | Investigação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |