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Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System

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Abstract(s)

Cada vez mais, no contexto da Indústria 4.0, uma maior quantidade de dados flui através dos sistemas de informação, tornando-os complexos a nível da lógica de negócio e das relações entre a informação digital e a realidade, o que cria um grande desafio em transmitir e tratar toda a informação de uma forma engenhosa e significativa. Dado a complexidade destes sistemas, existe alguma dificuldade na sua compreensão por parte dos utilizadores e pelos próprios desenvolvedores, o que torna necessário um grande investimento em treino e formação dos utilizadores para que estes aprendam a usar o software e compreendam todos os conceitos inerentes. Este problema é sentido principalmente no caso do Manufacturing Execution System (MES) da Critical Manufacturing, projetado para ser utilizado em ambientes de fabrico avançados. Por isso, este projeto pretende ajudar a solucionar este problema contribuindo para a simplificação na preparação dos exemplos práticos dos planos de formação, auxiliando a exemplificação prática, tornando-a mais envolvente, de forma a tornar os conceitos mais percetíveis e incutir a autoaprendizagem individual em cada utilizador. E para tal, foi desenvolvido um novo módulo de treino integrado no MES que contempla um protótipo de Jogo Sério de auxílio à formação dos utilizadores, o qual foi submetido a uma avaliação, para validar se tinha capacidade de atender ao principal objetivo do projeto. Para efetuar esta avaliação foi realizada uma experiência que envolveu a experimentação do mesmo e a resposta a um questionário por um grupo de utilizadores teste. A experiência levou a concluir que o jogo foi uma boa ideia que será útil no futuro, mas que necessitava ainda de algum trabalho ao nível de user experience.
Today, in the context of Industry 4.0, a greater amount of data flows through the information systems, making them even more complex in the business logic and in the relationships of the digital information with the reality. This creates a big challenge to transmit and handle all the information in an ingenious and meaningful way. Given the complexity of these systems, the users, and the developers, have some difficulties in understanding it, which makes it necessary to invest heavily in training so that they can learn to use the software and understand all the inherent concepts. This issue is seen specifically in the case of the Manufacturing Execution System (MES) developed Critical Manufacturing that is designed for use in advanced manufacturing environments. This project helps solve this problem contributing to the simplification in the preparation of the practical examples of the training plans, helping the practical exemplification to get more engaging, in order to make the concepts more noticeable and instill individual self-learning in each user. And for that, a prototype was developed for a new training module integrated in the system that contemplates a Serious Game to aid the training of the users, wich in the end, was evaluated whether it was able to meet the requirements of the main objective. For the evaluation of the developed prototype, an experiment was carried out that involved the experimentation and the response to a questionnaire by a group of test users. The experience led to the conclusion that the game was a good idea that will be useful in the future, but still needed some work in the user experience field.

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Keywords

Formação e treino de utilizadores Jogo Sério Sistemas de fabrico avançados Sistemas de informação empresarial Manufacturing Execution System Trainning of users Serious Game Advanced manufacturing systems Enterprise information systems Manufacturing Execution System

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