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Abstract(s)
O ensino à distância cresceu consideravelmente nos últimos anos e a tendência é para que
continue a crescer em anos vindouros. No entanto, enquanto que a maioria das plataformas
de ensino à distância utilizam a mesma abordagem de ensino para todos os utilizadores, os
estudantes que as usam são na realidade pessoas de diferentes culturas, locais, idades e
géneros, e que possuem diferentes níveis de educação.
Ao contrário do ensino à distância tradicional, os sistemas de hipermédia adaptativa
educacional adaptam interface, apresentação de conteúdos e navegação, entre outros, às
características, necessidades e interesses específicos de diferentes utilizadores.
Apesar da investigação na área de sistemas de hipermédia adaptativa já estar bastante
desenvolvida, é necessário efetuar mais desenvolvimento e experimentação de modo a
determinar quais são os aspetos mais eficazes destes sistemas e avaliar o seu sucesso.
A Plataforma de Aprendizagem Colaborativa da Matemática (PCMAT) é um sistema de
hipermédia adaptativa educacional com uma abordagem construtivista, que foi desenvolvido
com o objetivo de contribuir para a investigação na área de sistemas de hipermédia
adaptativa. A plataforma avalia o conhecimento do utilizador e apresenta conteúdos e
atividades adaptadas às características e estilo de aprendizagem dominante de estudantes de
matemática do segundo ciclo.
O desenvolvimento do PCMAT tem também o propósito de auxiliar os alunos Portugueses
com a aprendizagem da matemática. De acordo com o estudo PISA 2012 da OCDE [OECD,
2014], o desempenho dos alunos Portugueses na área da matemática melhorou em relação à
edição anterior do estudo, mas os resultados obtidos permanecem abaixo da média da OCDE.
Por este motivo, uma das finalidades deste projeto é desenvolver um sistema de hipermédia
adaptativa que, ao adequar o ensino da matemática às necessidades específicas de cada aluno,
os assista com a aquisição de conhecimento.
A adaptação é efetuada pelo sistema usando a informação constante no modelo do utilizador
para definir um grafo de conceitos do domínio específico. Este grafo é adaptado do modelo do
domínio e utilizado para dar resposta às necessidades particulares de cada aluno. Embora a
trajetória inicial seja definida pelo professor, o percurso percorrido no grafo por cada aluno é
determinado pela sua interação com o sistema, usando para o efeito a representação do
conhecimento do aluno e outras características disponíveis no modelo do utilizador, assim
como avaliação progressiva.
A adaptação é conseguida através de alterações na apresentação de conteúdos e na estrutura
e anotações das hiperligações. A apresentação de conteúdos é alterada mostrando ou
ocultando cada um dos vários fragmentos que compõe as páginas dum curso. Estes
fragmentos são compostos por diferentes objetos de aprendizagem, tais como exercícios, figuras, diagramas, etc. As mudanças efetuadas na estrutura e anotações das hiperligações
têm o objetivo de guiar o estudante, apontando-o na direção do conhecimento mais relevante
e mantendo-o afastado de informação inadequada.
A escolha de objectos de aprendizagem adequados às características particulares de cada
aluno é um aspecto essencial do modelo de adaptação do PCMAT. A plataforma inclui para
esse propósito um módulo responsável pela recomendação de objectos de aprendizagem, e
um módulo para a pesquisa e recuperação dos mesmos. O módulo de recomendação utiliza
lógica Fuzzy para converter determinados atributos do aluno num conjunto de parâmetros
que caracterizam o objecto de aprendizagem que idealmente deveria ser apresentado ao
aluno. Uma vez que o objecto “ideal” poderá não existir no repositório de objectos de
aprendizagem do sistema, esses parâmetros são utilizados pelo módulo de pesquisa e
recuperação para procurar e devolver ao módulo de recomendação uma lista com os objectos
que mais se assemelham ao objecto “ideal”. A pesquisa é feita numa árvore k-d usando o
algoritmo k-vizinhos mais próximos. O modelo de recomendação utiliza a lista devolvida pelo
módulo de pesquisa e recuperação para seleccionar o objecto de aprendizagem mais
apropriado para o aluno e processa-o para inclusão numa das páginas Web do curso.
O presente documento descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto PCMAT
(PTDS/CED/108339/2008), dando relevância à adaptação de conteúdos.
E-learning has grown considerably in recent years, and current trends point towards continuous growth in the coming years. However, while most e-learning platforms offer a one-size-fits-all solution, students are actually people of different cultures, locations, ages, genders, and with varying levels of education. Unlike traditional e-learning approaches, adaptive educational hypermedia systems adapt interface, content presentation, and link navigation, among others, to the specific characteristics, needs and interests of different users. As these goals and characteristics change, so does the content presented by the system. The Mathematics Collaborative Learning Platform (PCMAT) is an adaptive educational hypermedia system with a constructivist approach, which assesses the user’s knowledge and presents contents and activities adapted to the characteristics and dominant learning style of students of mathematics in basic schools. PCMAT contains a user model, where information about the user is stored; a domain model, which consists of a semantic network of domain concepts; and an adaptation model that defines the adaptation rules and the interaction mechanisms between the user and the system. By relating the information contained in the user model to the domain model the system can, through the adaptation model, adapt its content, navigation and interface to each user’s specific needs. This document presents the work performed within the scope of the PCMAT project (PTDS/CED/108339/2008), with a focus on content adaptation. This project aims to contribute to the research on adaptive hypermedia systems, as well as demonstrate how such systems can improve learning in a basic school environment.
E-learning has grown considerably in recent years, and current trends point towards continuous growth in the coming years. However, while most e-learning platforms offer a one-size-fits-all solution, students are actually people of different cultures, locations, ages, genders, and with varying levels of education. Unlike traditional e-learning approaches, adaptive educational hypermedia systems adapt interface, content presentation, and link navigation, among others, to the specific characteristics, needs and interests of different users. As these goals and characteristics change, so does the content presented by the system. The Mathematics Collaborative Learning Platform (PCMAT) is an adaptive educational hypermedia system with a constructivist approach, which assesses the user’s knowledge and presents contents and activities adapted to the characteristics and dominant learning style of students of mathematics in basic schools. PCMAT contains a user model, where information about the user is stored; a domain model, which consists of a semantic network of domain concepts; and an adaptation model that defines the adaptation rules and the interaction mechanisms between the user and the system. By relating the information contained in the user model to the domain model the system can, through the adaptation model, adapt its content, navigation and interface to each user’s specific needs. This document presents the work performed within the scope of the PCMAT project (PTDS/CED/108339/2008), with a focus on content adaptation. This project aims to contribute to the research on adaptive hypermedia systems, as well as demonstrate how such systems can improve learning in a basic school environment.
Description
Keywords
Hipermédia Adaptativa Educacional Modelo do Utilizador Modelo de Adaptação Objectos de Aprendizagem Constructivismo Estilos de Aprendizagem Adaptive Educational Hypermedia User Model Adaptation Model Learning Objects Constructivism Learning Styles