Repository logo
 
Publication

A trajetória de constituição docente para a educação profissional: Um estudo da docência na engenharia

dc.contributor.authorUrbanetz, Sandra Terezinha
dc.contributor.authorAlves, Gustavo Ribeiro
dc.date.accessioned2024-04-18T14:26:51Z
dc.date.available2024-04-18T14:26:51Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstract(Excerto da introdução) Este text o tem como principal objetivo apresentar uma síntese da investigação sobre a formação docente para a educação profissional. Analisamos a trajetória acadêmica e profissional de docentes da Engenharia em diferentes instituições no Brasil e em Portugal, com ênfase nos dados obtidos nas últimas investigações realizadas (URBANETZ, 2012; URBANE TZ; LOPES, 2017). A pesquisa teve início em 2008, no âmbito de doutoramento, cujo tema foi investigado em duas instituições brasileiras. Demos prosseguimento em 2015, dentro de uma pesquisa de pós-doutorado, com o estudo em uma instituição portuguesa. Finalizamos, então, em 2020, em outra instituição portuguesa, no âmbito de um intercâmbio educacional. (...)pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationUrbanetz, S.T., & Alves, G.R. (2023). A trajetória de constituição docente para a educação profissional: Um estudo da docência na engenharia. In L.S. Ferreira, M.J. Andrighetto, M.S. Maraschin, & Calheiros, V.C., Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões: volume 4 (pp. 147-162). CRV. https://doi.org/10.24824/978652515251.6pt_PT
dc.identifier.doi10.24824/978652515251.6pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-251-5246-2
dc.identifier.isbn978-65-251-5251-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25367
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCRVpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_PT
dc.subjectPolíticas educacionaispt_PT
dc.titleA trajetória de constituição docente para a educação profissional: Um estudo da docência na engenhariapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage162pt_PT
oaire.citation.startPage147pt_PT
oaire.citation.titleTrabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões: volume 4pt_PT
person.familyNameAlves
person.givenNameGustavo
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id7006053908
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6d56476c-4c6f-4eac-85b4-62d997f14335
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6d56476c-4c6f-4eac-85b4-62d997f14335

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
46_A TRAJETÓRIA DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. um estudo da docência na engenharia (CAP).pdf
Size:
447.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: