Publication
A trajetória de constituição docente para a educação profissional: Um estudo da docência na engenharia
dc.contributor.author | Urbanetz, Sandra Terezinha | |
dc.contributor.author | Alves, Gustavo Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T14:26:51Z | |
dc.date.available | 2024-04-18T14:26:51Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | (Excerto da introdução) Este text o tem como principal objetivo apresentar uma síntese da investigação sobre a formação docente para a educação profissional. Analisamos a trajetória acadêmica e profissional de docentes da Engenharia em diferentes instituições no Brasil e em Portugal, com ênfase nos dados obtidos nas últimas investigações realizadas (URBANETZ, 2012; URBANE TZ; LOPES, 2017). A pesquisa teve início em 2008, no âmbito de doutoramento, cujo tema foi investigado em duas instituições brasileiras. Demos prosseguimento em 2015, dentro de uma pesquisa de pós-doutorado, com o estudo em uma instituição portuguesa. Finalizamos, então, em 2020, em outra instituição portuguesa, no âmbito de um intercâmbio educacional. (...) | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Urbanetz, S.T., & Alves, G.R. (2023). A trajetória de constituição docente para a educação profissional: Um estudo da docência na engenharia. In L.S. Ferreira, M.J. Andrighetto, M.S. Maraschin, & Calheiros, V.C., Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões: volume 4 (pp. 147-162). CRV. https://doi.org/10.24824/978652515251.6 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.24824/978652515251.6 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-65-251-5246-2 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-251-5251-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25367 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | CRV | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Trabalho pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_PT |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_PT |
dc.title | A trajetória de constituição docente para a educação profissional: Um estudo da docência na engenharia | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 162 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 147 | pt_PT |
oaire.citation.title | Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões: volume 4 | pt_PT |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Gustavo | |
person.identifier | 150015 | |
person.identifier.ciencia-id | 4210-4DF2-5206 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1244-8502 | |
person.identifier.rid | I-7876-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7006053908 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6d56476c-4c6f-4eac-85b4-62d997f14335 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6d56476c-4c6f-4eac-85b4-62d997f14335 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 46_A TRAJETÓRIA DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. um estudo da docência na engenharia (CAP).pdf
- Size:
- 447.38 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: