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Antonímia e organização lexical em redes no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Morgado, Celda | |
dc.contributor.author | Costa, José António | |
dc.contributor.author | Azevedo, João | |
dc.contributor.author | Querido, Joana | |
dc.contributor.author | Oliveira, Inês | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T12:26:15Z | |
dc.date.available | 2019-12-09T12:26:15Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Nesta comunicação, apresentaremos um dos produtos do Projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo, financiado pela FCG, inscrito no inEd e desenvolvido em parceria pela ESE e pela ESMAD. Com este projeto pretendeu-se investigar, numa perspetiva de interação léxico, cultura e cidadania, as dimensões linguística e pedagógica das relações semânticas entre palavras. Do intuito investigativo fez também parte perceber de que modo o Léxico Mental é parcialmente responsável pelo processamento cognitivo do(s) Mundo(s) e das interações e relações entre os sujeitos e os objetos que os habitam. Propõe-se que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não instale nas crianças o pensamento dicotómico, fruto de representações sociais estioladas. A alternativa proposta envolve, desde o 1.º ano/EB, o ensino prioritário das relações de meronímia e hiponímia (em vez das de antonímia). Nesta comunicação, evidenciaremos os contributos da investigação multidisciplinar para a elaboração de propostas didáticas: através de três narrativas bimodais, foram questionadas as possibilidades de organização lexical, colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos de ocorrência que podem admitir relações semânticas de gradação ou mesmo de sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica. Para evidenciar a densidade semântica desses pares foram elaborados exercícios de compreensão lexical com realidade aumentada, para serem utilizados como ferramentas pedagógicas inovadoras, em contexto de aprendizagem. As aplicações de realidade aumentada exigem, como mostraremos, uma leitura de várias possibilidades de organização dos pares lexicais existentes nas narrativas e a compreensão da densidade semântica através do visionamento de hipóteses diversificadas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34630/d6x2-f452 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8688-94-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15077 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Edições Politema | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/14987/1/livroResumosFinal2.pdf | pt_PT |
dc.title | Antonímia e organização lexical em redes no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada | pt_PT |
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dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 8 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de resumos Fórum Interno P.Porto | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.familyName | Azevedo | |
person.givenName | Adriana | |
person.givenName | João | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0070-6954 | |
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relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
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