Repository logo
 
Publication

Antonímia e organização lexical em redes no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada

dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorMorgado, Celda
dc.contributor.authorCosta, José António
dc.contributor.authorAzevedo, João
dc.contributor.authorQuerido, Joana
dc.contributor.authorOliveira, Inês
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.date.accessioned2019-12-09T12:26:15Z
dc.date.available2019-12-09T12:26:15Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNesta comunicação, apresentaremos um dos produtos do Projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo, financiado pela FCG, inscrito no inEd e desenvolvido em parceria pela ESE e pela ESMAD. Com este projeto pretendeu-se investigar, numa perspetiva de interação léxico, cultura e cidadania, as dimensões linguística e pedagógica das relações semânticas entre palavras. Do intuito investigativo fez também parte perceber de que modo o Léxico Mental é parcialmente responsável pelo processamento cognitivo do(s) Mundo(s) e das interações e relações entre os sujeitos e os objetos que os habitam. Propõe-se que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não instale nas crianças o pensamento dicotómico, fruto de representações sociais estioladas. A alternativa proposta envolve, desde o 1.º ano/EB, o ensino prioritário das relações de meronímia e hiponímia (em vez das de antonímia). Nesta comunicação, evidenciaremos os contributos da investigação multidisciplinar para a elaboração de propostas didáticas: através de três narrativas bimodais, foram questionadas as possibilidades de organização lexical, colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos de ocorrência que podem admitir relações semânticas de gradação ou mesmo de sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica. Para evidenciar a densidade semântica desses pares foram elaborados exercícios de compreensão lexical com realidade aumentada, para serem utilizados como ferramentas pedagógicas inovadoras, em contexto de aprendizagem. As aplicações de realidade aumentada exigem, como mostraremos, uma leitura de várias possibilidades de organização dos pares lexicais existentes nas narrativas e a compreensão da densidade semântica através do visionamento de hipóteses diversificadas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34630/d6x2-f452pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8688-94-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15077
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Politemapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/14987/1/livroResumosFinal2.pdfpt_PT
dc.titleAntonímia e organização lexical em redes no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentadapt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.startPage8pt_PT
oaire.citation.titleLivro de resumos Fórum Interno P.Portopt_PT
person.familyNameBaptista
person.familyNameAzevedo
person.givenNameAdriana
person.givenNameJoão
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
person.identifier.orcid0000-0003-0070-6954
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublicationec5f0c5f-7447-406d-86f8-6a973a6afbef
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RES_AdrianaBaptista_2019_3.pdf
Size:
48.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: