Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
178.56 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos primeiros anos da viragem para o século XXI e num contexto dominado pelo paradigma digital e pelo overload informacional, em que importa saber gerir a informação de uma forma eficaz, reflete-se sobre a experiência de coordenação de um curso superior politécnico que, em 2001, em Portugal, foi um dos primeiros a fornecer formação superior e de raiz na área da Ciência da Informação.
Trata-se do relato da experiência de Coordenação da licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do instituto Politécnico do Porto, no período que abrange o segundo ano lectivo de funcionamento do curso, em 2002-03, até ao ano lectivo de 2008-09.
Será de relevo o período de adequação da licenciatura bietápica a licenciatura, no âmbito do Processo de Bolonha e as alterações daí decorrentes que marcaram uma viragem na conceção do ensino-aprendizagem, conferindo um papel de destaque aos estudantes, protagonistas das suas aprendizagens e encarando os docentes como mediadores desse mesmo processo. Os diplomados de CTDI, com uma formação teórico-prática sólida e ancorada em metodologias e situações pedagógicas diversificadas e próximas da realidade profissional, provam que estão à altura dos novos desafios da sociedade da Informação.
Description
Keywords
Overload Informação Profissional Desafios