Repository logo
 
Publication

Balanced scorecard and learning organizational: case study

dc.contributor.authorCosta Oliveira, Helena
dc.contributor.authorRodrigues, Lúcia Lima
dc.contributor.authorEiriz, Vasco
dc.date.accessioned2018-04-18T14:58:28Z
dc.date.available2018-04-18T14:58:28Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança.pt_PT
dc.description.abstractBalanced Scorecard (BSC) is an answer to the demands of the current social and economic reality, in a process that seems to favor the learning development in organizations. In this paper this presumption is analyzed. For that, twelve essential features of a learning organization have been determined, analyzed under three categories, grouped in a grid of perception; the BSC concept was also analyzed critically, in the light of these features. Accordingly to the grid, the studied company is characterized in two distinct moments: before starting the BSC project and eighteen months after its beginning. Comparing these two moments, it was assessed how its capacity of organizational learning has evolved. It is concluded that this ability has been developed: the company improved as a learning organization, essentially when observed under two of the proposed categories: organizational environment and leadership.pt_PT
dc.description.abstractEl Balanced Scorecard (BSC) es una respuesta a las exigencias de la realidad socioeconómica, un proceso que parece favorecer el desarrollo del aprendizaje en las organizaciones. Este estudio examina esta presunción. Para nuestro estudio hemos definido doce características esenciales para una organización de aprendizaje, analizadas en tres categorías, agrupados en una cuadrícula de percepción; hacemos también un análisis crítico del concepto BSC a la luz de estas características. Basado en este objeto de cuadrícula en dos, hemos caracterizado la compañía: antes de iniciar el proyecto BSC y dieciocho meses después de su inicio. Comparando las dos caracterizaciones tratamos de evaluar cómo varió su capacidad de aprendizaje organizacional. Hemos encontrado que esta capacidad ha aumentado: la empresa ha mejorado como organización de aprendizaje, esencialmente cuando evaluado en dos de las categorías definidas: clima organizacional y liderazgo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.4270/ruc.2012436pt_PT
dc.identifier.issn1809-3337
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11396
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBalanced scorecardpt_PT
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_PT
dc.subjectOrganizações de aprendizagem.pt_PT
dc.subjectGestão estratégicapt_PT
dc.subjectBalanced scorecardpt_PT
dc.subjectOrganizational environmentpt_PT
dc.subjectLearning organizationpt_PT
dc.subjectStrategic management.pt_PT
dc.subjectBalanced scorecardpt_PT
dc.subjectEntorno organizacionalpt_PT
dc.subjectOrganizaciones de aprendizajept_PT
dc.subjectGestión estratégicapt_PT
dc.titleBalanced scorecard and learning organizational: case studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage183pt_PT
oaire.citation.startPage167pt_PT
oaire.citation.titleRevista Universo Contábilpt_PT
person.familyNameCosta Oliveira
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-id231A-00C4-C28A
person.identifier.orcid0000-0001-5839-168X
person.identifier.ridA-3405-2017
person.identifier.scopus-author-id57191039548
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5446d67a-f6a2-4038-b38c-68360ea69010
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5446d67a-f6a2-4038-b38c-68360ea69010

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O Balanced Scorecard e a Organização de Aprendizagem Estudo de Caso, Revista Universo Contábil, Vol. 8, nº. 4, pp.167-183.pdf
Size:
342.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: